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Tipo: Dissertação
Título: O material físico em tempos digitais: como os livros didáticos de Língua Portuguesa educam para a leitura de textos multissemióticos?
Autor(es): Brenda Michelle Buhr Pedro
primer Tutor: Ronaldo Corrêa Gomes Junior
primer miembro del tribunal : Jairo Venício Carvalhais de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Sandra Maria Silva Cavalcante
Resumen: Como uma das principais tecnologias utilizadas em sala de aula, o livro didático de Língua Portuguesa contribui para o cotidiano dos professores, tendo sua utilização amplamente possibilitada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Entretanto, com a crescente conectividade fora dos muros da escola, os estudantes estão cada vez mais virtualmente ativos, ainda que, pela dificuldade de acesso à Internet nas escolas, o estudo sistematizado sobre a conectividade e as habilidades envolvidas na navegação não acompanhe, diretamente, as descobertas feitas pelos estudantes. A partir desse panorama, a pesquisa aqui apresentada analisa o trabalho realizado com a leitura de textos multimodais e multissemióticos presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD de 2020 para o 9º ano do Ensino Fundamental II, nas atividades de leitura e de Análise Linguística / semiótica. Para isso, (i) verifica-se, a partir de uma pesquisa documental, os referenciais teórico-metodológicos das obras em relação ao proposto pela BNCC; (ii) categoriza-se, a partir da Teoria Fundamentada em Dados, os gêneros textuais encontrados no último volume de cada coleção, com uma codificação aberta, de forma a obter o panorama da paisagem semiótica (KRESS, 1995); iii) dentre esses gêneros encontrados, verifica-se em quais deles há uma abordagem que considere modos de representação além do verbal; iv) discorre-se acerca do projeto gráfico das coleções analisadas e de seus efeitos na leitura e na navegabilidade do material didático, a partir de levantamentos sobre design e materiais didáticos (CHOPPIN, 2004; RIBEIRO, 2021; VILLAS-BOAS, 2003; ADDAMS, 2017; MARSARO, 2013); e v) analisa-se, a partir de uma abordagem qualitativa-interpretativista, a composição da paisagem semiótica do último capítulo de cada um dos últimos volumes das coleções, verificando como se dá o trabalho semiótico nos textos disponíveis para as atividades. A análise aponta para uma predominância de textos do campo jornalístico-midiático, em que são explorados, majoritariamente, recursos dos modos (DIAS, 2018) visual e espacial, em projetos gráficos que reforçam, ainda, um discurso didático mais tradicional e tímido em questões semióticas.
Abstract: As one of the main technologies used in classrooms, the Portuguese Language textbook contributes for the teachers’ everyday work, when its widely use is possible by the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático - PNLD). However, with the growing connectivity outside the school walls, the students are more virtually connected, even though, due to the difficulty with internet access in schools, the sistemic study on skills and connectivity involved in navigating doesn’t follow, directly, the discoveries made by the students. From this picture, this research analyzes the work done with the multimodal and multisemiotic reading materialized on the Portuguese Language textbooks approved by the PNLD of 2020, for the 9th grade, for the reading and Linguistic / semiotic activities. In order to achieve this, it is (i) verified, from a documental research, the theorical and methodologic referencials in relation to what is proposed by BNCC; (ii) categorized, from the Grounded Theory, the textual genres found on the last volume of each collection, with an open codification, to obtain the semiotic landscape (KRESS, 1995); (iii) within those text genres found, it is verified in which of them the approach considerers modes of representation beyond the verbal one; (iv) discussed about the collections’ graphic project and its effects on the reading and navigability of the texbooks, through a research about design and texbooks (CHOPPIN, 2004; RIBEIRO, 2021; VILLAS-BOAS, 2003; ADDAMS, 2017; MARSARO, 2013); and (v) analyzed, from a qualitative-interpretivist methodology, the semiotic landscape composition on the last chapter of each of the last volumes, verifying how the semiotic approach is made on the available texts for activities. The analysis points out a predominance of the journalistic-mediatic texts, in which are explored, majorly, resources of the visual and spacial modes (DIAS, 2018), in graphic projects that reinforce, still, a more traditional and timid didactic speech on semiotic questions.
Asunto: Linguística aplicada
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Livros didáticos – Avaliação
Letramento digital
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46065
Fecha del documento: 25-abr-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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