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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Capacidade de absorção e canais de interação universidade-empresa: uma análise empírica para empresas no Rio Grande do Sul
Título(s) alternativo(s): Absorption capacity and channels of interaction between university and firm: an empirical analysis for firms in Rio Grande do Sul
Autor(es): Andréia Cunha da Rosa
André Luiz da Silva Teixeira
Janaina Ruffoni
Márcia Siqueira Rapini
Resumen: O objetivo deste artigo é analisar de forma pioneira a interação entre as dimensões da Capacidade de Absorção (CA) da empresa, os canais de troca de informação e conhecimentos com as universidades e os resultados da inovação para a firma. A partir de informações coletadas de empresas localizadas no Rio Grande do Sul que interagiram com universidades e o uso do método de Componentes Principais Categóricos, foram identificadas especificidades das dimensões da CA de acordo com o canal utilizado pela empresa. Constatou-se que: (1) empresas que interagem via consultoria possuem maiores capacidades de assimilação; (2) quem interage via pesquisa conjunta tem maior capacidade de aquisição e exploração; (3) quem interage via canais ligados à “universidade empreendedora” não possui capacidades absortivas distintas das demais. Comprovou-se também que quem inova em produto e processo tem maior capacidade de assimilar, transformar e explorar o conhecimento externo.
Abstract: The aim of this paper is to analyze the interaction between firms’ absorptive capacity (AC) dimensions, the channels for information and knowledge exchange with university and the firms’ innovations results. From information collected in firms located in Rio Grande do Sul that interacted with universities and the use of Categorical Principal Component’s method to analyze the data it was possible to measure the dimensions of AC and relate them to the channels used by firms. It was found that:(1) companies that interact through consulting have higher capacities of assimilation; (2) firms that interact via joint research have greater acquisition and exploitation capabilities; (3) firms that interact by “entrepreneurial University” channels do not have different AC. We also found that firms who innovate in product and process have greater capacity to assimilate, transform and explore external knowledge.
Asunto: Universidade empresa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.22456/2176-5456.57042
URI: http://hdl.handle.net/1843/46141
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/57042
metadata.dc.relation.ispartof: Análise Econômica
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