Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46158
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mais do que relação universidade empresa: uma análise das fontes de conhecimento especializado para inovação na Argentina, a partir de microdados
Título(s) alternativo(s): More than the university industry relationship: an analysis of sources of specialized knowledge for innovation in Argentina, from microdata
Autor(es): Pablo F. Bittencourt
Diogo Signor
Eva Yamila da Silva Catela
Márcia Siqueira Rapini
Resumen: A complexidade do processo inovativo exige que as firmas colaborem com um conjunto de instituições públicas e privadas, assim como outras firmas, para construir e utilizar conhecimentos especializados, inerentes ao processo de inovação. Utilizando um modelo probit ordenado e microdados de 3.691 firmas argentinas, este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a relação entre características chave das firmas do setor industrial de um país em desenvolvimento e a rede de fornecedores de conhecimentos especializados com a qual as firmas estabelecem suas redes. Os resultados apontam que o nível de abertura da empresa, sua capacidade de absorção, o engajamento no desenvolvimento de inovações de alto impacto, além da forma como as subsidiárias de multinacionais interagem com as matrizes e a atuação em mercados de exportação, são determinantes das redes formadas pelas firmas argentinas em processos de inovação.
Abstract: The complexity of the innovation process requires firms to collaborate with a group of public and private institutions, as well as other firms, which are outside of its organization to build and use expertise inherent to this process. Using an ordered probit model and microdata of nearly 4,000 Argentine firms, this paper aims to study the relationship between the key characteristics of firms in the industrial sector of a developing country and the network of specialized knowledge providers with which it relates. The results show that the firm’s level of openness, its absorption capacity, the engaging in the development of high impact innovations, how multinational subsidiaries firms interact with its parent company and the operation in export markets are determinants to the network formed by Argentine firms in their innovation processes.
Asunto: Inovação
Argentina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/198055272227
URI: http://hdl.handle.net/1843/46158
Fecha del documento: may-2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rec/a/ZBqp8f3SstWJXFQWQGdKj7L/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Economia Contemporânea
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MAIS DO QUE RELAÇÃO UNIVERSIDADE EMPRESA.pdf425.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.