Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46172
Type: Monografia (especialização)
Title: Saúde mental e atenção psicossocial de crianças e adolescentes : contribuições da daseinsanalyse
Authors: Lívia Maria Maia Mendonça
First Advisor: Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista
First Referee: Thamyris Corrêa Araújo
Abstract: Historicamente, pode-se contemplar dois modelos de atenção à saúde mental: o modelo hospitalocêntrico, também chamado de asilar ou manicomial, e o modelo de atenção psicossocial. O primeiro tem como figura principal o saber médico psiquiátrico, enquanto o segundo visa uma mudança paradigmática, substituindo a centralidade do conceito de doença por uma compreensão do chamado adoecimento mental em relação aos aspectos históricos, sociais e culturais. A atenção psicossocial objetiva substituir o modelo manicomial através de serviços abertos, que realizam o cuidado à saúde mental nos territórios onde os indivíduos vivem, se relacionam e circulam. Os centros de atenção psicossocial (CAPS) constituem-se como serviços estratégicos e de porta de entrada para o cuidado em saúde mental. A partir dessas noções, este trabalho procura refletir sobre o projeto terapêutico singular (PTS), ferramenta central no trabalho em saúde mental, através de um relato de experiência de uma psicóloga referência técnica em saúde mental infanto juvenil. A compreensão da condição humana ofertada pela daseinsanalyse oferece subsídios para refletir sobre uma concepção processual do PTS, em oposição a uma prática que o circunscreve a apenas um procedimento. Além disso, a daseinsanalyse embasa a importância da inclusão da criança e do adolescente e sua família em seu projeto de cuidado, à medida que apresenta a tarefa humana como cuidado com a própria existência. Assim, o trabalho descreve os modelos de atenção à saúde mental, ressaltando as idiossincrasias em relação à atenção à saúde mental das crianças e adolescentes. Posteriormente, apresenta o cotidiano de um CAPSi e as práticas possíveis de cuidado que se constroem diariamente. A compreensão da criança e do adolescente em sua condição humana, Dasein, aberto e dirigido às possibilidades existenciais se contrapõe às noções desenvolvimentistas, que comumente explicam as condutas infantojuvenis em termos gerais. Deste modo, conclui-se que o PTS é um processo que se inicia a partir do primeiro encontro entre profissional e criança/adolescente e que deve ser construído em conjunto com as crianças, adolescentes e suas famílias a partir de uma relação de confiança, de forma a potencializar caminhos existenciais.
Abstract: Historically, two models of mental health care can be contemplated: the hospital-centered model, also called asylum, and the psychosocial care model. The first has psychiatric medical knowledge as its main figure, while the second aims at a paradigm shift, replacing the centrality of the concept of illness with an understanding of the so-called mental illness in relation to historical, social and cultural aspects. Psychosocial care aims to replace the asylum model through open services that provide mental health care in territories where individuals live, interact and circulate. Psychosocial care centers are strategic services and gateways to mental health care. Based on these notions, this work seeks to reflect on the singular therapeutic project (STP), a central tool in mental health care, through an experience report of a psychologist who is a technical reference in children and youth mental health. The understanding of the human condition offered by daseinsanalyse offers subsidies to reflect on a procedural conception of the STP, as opposed to a practice that circumscribes it to just one procedure. Furthermore, daseinsanalyse supports the importance of including children and adolescents and their families in their care project, as it presents the human task as care for their own existence. Thus, this paper describes models of mental health care, highlighting the idiosyncrasies in relation to mental health care for children and adolescents. Afterwards, it presents the daily life of a CAPSi and the possible care practices that are built daily. The understanding of children and adolescents in their human condition, Dasein, open and directed to existential possibilities is opposed to developmental notions, which commonly explain the behavior of children and adolescents in general terms. Thus, it is concluded that the STP is a process that starts from the first meeting between the professional and the child/adolescent and that it must be built together with the children, adolescents and their families based on a trusting relationship in order to enhance existential ways.
Subject: Saúde mental
Psicologia social
Psicologia existencial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-Terapia e Análise Existencial
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46172
Issue Date: 13-Aug-2021
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