Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46188
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A formação intercultural para educadores indígenas: possibilidades e formas de resistência
Título(s) alternativo(s): The intercultural formation for indigenous teachers: possibilities and ways
Autor(es): Vanessa Sena Tomaz
Resumen: O artigo discute os tensionamentos que ocorrem na formação dos professores indígenas em licenciatura intercultural, na habilitação em Matemática, quando outras formas de saberes e práticas, associados a grupos historicamente excluídos e subalternizados ganham força. Parte-se de resultados de pesquisas de grupos de pesquisadores indígenas e não-indígenas, dentro da temática educação intercultural indígena, fundamentadas em diferentes lentes teóricas. Discute-se as contribuições dessas pesquisas para problematizar, sustentar ou rever as propostas de formação de professores indígenas que atuam ou vão atuar em suas comunidades. Conclui-se que a formação dos professores indígenas é tensionada pelas políticas de acesso e permanência dos licenciandos na universidade, pela proposta curricular e pelas práticas docentes nas escolas das aldeias, pelos modos de vida de cada povo e pertencimento sociolinguístico e pelos limites de algumas teorias que são usadas para fundamentar as pesquisas no campo da educação escolar indígena.
Abstract: The article discusses the tensions that take place in Indigenous teacher training in a intercultural teaching course, focused on Mathematics, when other ways of knowledge and practices, associated to historically excluded and undervalued groups, gain power. We base on research results from Indigenous and non-Indigenous research groups, within the theme of Indigenous Intercultural education, founded in different theoretical lenses. We discuss the contributions of these researches to problematize, support, or review the proposals of Indigenous teacher training who work or will work in their communities. We conclude that the Indigenous teacher training is tensioned by access and permanence policies to the undergraduate students in the university, by the curricular proposal, the teaching practices in the community school, the ways of living of each people, their sociolinguistic belonging, and by the limits of some theories used to support the field researches in Indigenous school education.
Asunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46188
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://www.edumat.ufms.br/
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectivas da educação matemática
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