Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46208
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Aplicação de atividades lúdicas no ensino aprendizagem da genética no ensino médio
Autor(es): Maria Amélia Lima
Primeiro Orientador: Lúcia Maria Porto de Paula
Resumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer o que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio sabem sobre Genética, aplicar atividades lúdicas e verificar se houve aprendizagem do assunto. A análise foi realizada por meio de um questionário de sondagem. Em seguida, foram trabalhadas algumas concepções sobre o ponto de vista científico. Foi desenvolvida uma atividade lúdica sobre hereditariedade e aplicado um questionário pós-sondagem para analisar o processo de aprendizagem. Os resultados obtidos foram descritos em percentual de compreensão sobre conceitos científicos referentes a genética e hereditariedade. Observa-se que 33,6 % dos estudantes não sabem que na espécie humana quem define o sexo da criança é o individuo masculino. Ainda temos estudantes que não sabem que toda célula tem DNA. Percebe-se a importância de uma aprendizagem com significados e a necessidade de propor questões que interfiram na vida dos estudantes e com as quais esses se veem confrontados no seu dia a dia.
Abstract: This paper should aim to analyze the importance and meaning of studying genetics for a group of high school students and try to understand how they relate to the knowledge taught in genetics in biology classes. The analysis was performed through a survey questionnaire to know the previous concepts of students related to the basic study of genetics. Soon after, some conceptions about the scientific point of view were worked with the students, using research and textbooks of Biology. Then a playful activity on heredity was developed. Finally, a post-survey questionnaire was applied to identify how the students were teaching and learning. The results obtained from the questionnaires were described in percentage of comprehension and not in correct answers about scientific concepts worked in the genetic context and heredity. which are confronted in their daily lives.Many students still have difficulty understanding various aspects of genetics and heredity.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46208
Data do documento: 30-Nov-2019
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