Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46297
Type: Tese
Title: Música e literatura: ressonâncias modernistas no discurso poético-musical da bossa nova
Authors: Alfredo Werney Lima Torres
First Advisor: Flávio Terrigno Barbeitas
First Referee: Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Second Referee: Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Elias
Third Referee: Robson Bessa Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Ana Cláudia Assis
Abstract: Esta tese investiga as relações entre o Modernismo de 1922 e as canções da bossa nova, enfocando a obra de Antonio Carlos Jobim. A partir da compreensão do pensamento estético de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, procura-se mostrar as ressonâncias da poética modernista no discurso de um conjunto de canções, a saber: “A felicidade”, “Desafinado”, “Garota de Ipanema” e “Águas de março”. Registra-se que esse diálogo não se constituiu apenas uma simples correspondência de procedimentos estilísticos, tendo em vista as semelhanças no modo como os referidos movimentos encenaram a modernidade do Brasil e participaram da tessitura da identidade brasileira. A tese aponta a bossa nova como uma tradição moderna que, ao mesmo tempo em que produziu uma linguagem poético-musical caracterizada pelas referências literárias e pela utilização de procedimentos próprios da poesia canonizada, contribuiu sobremaneira para a imersão da música popular nos diversos canais da indústria cultural em ascensão no país. Embora tenha ajudado a tecer um imaginário moderno na cultura brasileira e a promover a utopia progressista da década de 1960, esse movimento musical terminou por revelar as particularidades da experiência de uma modernidade periférica vivenciada nos trópicos. Observa-se ainda que o discurso da canção bossa-novista reflete as transformações culturais e sociais do país ocorridas no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, considerando-se o lirismo que traduz a dinâmica da vida urbanizada, o uso constante de recursos retóricos como o humor e a ironia e o emprego de uma linguagem poética que recusa a transcendência e se volta para a materialidade da existência cotidiana. Do ponto de vista teórico, a tese dialoga com pesquisas sociológicas e históricas que abordam a questão da invenção da identidade brasileira moderna, notadamente com os trabalhos de Mônica Pimenta Veloso e Renato Ortiz; com elementos da crítica literária de matiz sociológica, em especial com o pensamento de Antonio Candido; com a semiótica da canção na perspectiva de Luiz Tatit. A confluência dessas diversas áreas e linhas de pensamento resultou em um modelo de análise que busca examinar a canção como um acontecimento sonoro dinâmico, levando em consideração a integridade orgânica de seus elementos culturais, sociais, musicais, poéticos e performáticos.
Subject: Música - Teses
Música e literatura
Bossa-nova
Música (Modernismo)
Música popular - Brasil
Jobim, Tom, 1927-1994
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46297
Issue Date: 30-May-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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