Formação em psicologia : o caso da história da psicologia
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
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Tipo
Dissertação de mestrado
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Primeiro orientador
Membros da banca
Rodrigo Lopes Miranda
Paulo Coelho Castelo Branco
Érika Lourenço
Paulo Coelho Castelo Branco
Érika Lourenço
Resumo
Buscamos compreender, nesta dissertação, como a História da Psicologia está concebida nos currículos dos cursos de graduação em Psicologia no Brasil e nas discussões das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para tal, foram realizados um mapeamento dos cursos de graduação em Psicologia nas cinco regiões do país e uma busca de documentos oficiais que regulamentam o ensino e a profissão de Psicologia. Como percurso metodológico, foi feito um levantamento de dados na plataforma digital do e-MEC, no ano de 2019, a partir dos quais verificou-se a existência de 693 cursos de graduação em Psicologia cadastrados no país. Além disso, foi feita a análise de documentos legais referentes ao ensino de psicologia, em especial aqueles vinculados ao currículo mínimo e às DCNs. Tal análise contou com o auxílio de discussões teóricas da literatura acerca da formação em Psicologia no Brasil. As análises foram sistematizadas a partir de cinco eixos: no primeiro, abordamos o processo de normatização da profissão e da formação em Psicologia; no segundo, as críticas acerca desse processo e as propostas de mudanças curriculares; nos terceiro e quarto eixos, revisitamos os debates referentes às DCNs até o presente momento; e no quinto e último, apresentamos os resultados do mapeamento realizado. Notamos, assim, que a maioria dos cursos funcionam no eixo Sudeste-Sul, e que dentro da quantidade amostral escolhida, 123 Instituições de Ensino Superior (IES) possuem o componente curricular com a denominação de “História da Psicologia”. Verificamos, também, que existe um padrão na forma como as matrizes curriculares são estruturadas e seus componentes curriculares, ofertados. Por fim, retornamos à discussão de alguns pontos, como: a presença frequente de História da Psicologia nos currículos dos cursos de graduação em Psicologia e a importância que essa presença representa para uma formação crítica da psicóloga, visto estar, esse componente curricular, manifesto desde a proposta do primeiro curso de graduação em Psicologia – muito antes de a Psicologia ser considerada uma profissão e um campo de ensino em termos oficiais.
Abstract
Assunto
Psicologia - Teses, Psicologia - História - Teses, Psicologia - Estudo e ensino - Teses, Ensino - Currículos - Teses
Palavras-chave
História da psicologia, Formação em psicologia, Ensino de psicologia, Diretrizes curriculares