Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46323
Type: Monografia (especialização)
Title: (Des) construção da imagem organizacional: análise de reportagens do portal G1 sobre a Universidade Federal do Espírito Santo.
Other Titles: (Dis) construction of the organizational image. analysis of reports from the G1 portal about the Federal University of Espírito Santo.
Authors: Raphael Pereira Calmon
First Advisor: Marcellus Henrique Rodrigues Bastos
Abstract: A imagem e a reputação de uma instituição de ensino é um capital intangível de alto valor, e deve ser objeto de gestão de riscos para se evitar crises, através do estabelecimento de relações com os diversos stakeholders, principalmente do setor jornalístico. A importância desse relacionamento aumenta devido à nova dinâmica de comunicação e divulgação de informações promovida pela internet, capaz de abalar ou destruir a reputação de uma organização em pouquíssimo tempo. Em análise de 95 reportagens veiculadas pela Rede Gazeta, filiada da Rede Globo de televisão, entre maio e novembro de 2019, verificamos se houve participação da Ufes na construção do conteúdo jornalístico divulgado, e se essa participação contribuiu para reverter, ou ao menos minimizar, os possíveis efeitos de reportagens com aspecto negativo. O estudo concluiu que a participação da Ufes na formação do conteúdo é baixíssima, com efeitos quase nulos sobre o aspecto das reportagens, demonstrando a ausência de relacionamento entre a instituição e o canal analisado, e indicando a necessidade de estabelecimento de uma política de relacionamento institucional com o setor de mídia, principalmente o jornalístico, com o objetivo de gerenciar possíveis crises de imagem e impedir impactos na reputação da instituição.
Abstract: The image and reputation of an educational institution is an intangible asset of high value, and must be subject to risk management to avoid crises, through the establishment of relationships with the various stakeholders, mainly in the journalistic sector. The importance of this relationship increases due to the new dynamics of communication and information dissemination promoted by the internet, capable of shaking or destroying an organization's reputation in a very short time. In an analysis of 95 reports published by Rede Gazeta, an affiliate of Rede Globo television, between May and November 2019, we verified whether there was participation of Ufes in the construction of the disseminated journalistic content, and whether this participation contributed to revert, or at least minimize, the possible effects of reports with a negative aspect. The study concluded that the participation of Ufes in the formation of the content is very low, with almost zero effects on the aspect of the reports, demonstrating the absence of a relationship between the institution and the analyzed channel, and indicating the need to establish an institutional relationship policy. with the media sector, mainly the journalistic one, in order to manage possible image crises and prevent impacts on the institution's reputation.
Subject: Universidade Federal do Espírito Santo - Relações públicas
Educação
Universidades e faculdades - Organização e administração
Imagem coorporativa
Comunicação de massa e opinião pública
Imprensa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46323
Issue Date: 18-Jan-2020
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

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