Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46354
Type: Monografia (especialização)
Title: Correlação entre coordenação motora e desempenho funcional em atividades com bola em crianças com e sem Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Authors: Carolina Pereira da Silva
First Advisor: Lívia de Castro Magalhães
First Co-advisor: Beatriz de Arruda Pereira Galvão
Abstract: Introdução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição de difícil diagnóstico que interfere na realização de atividades cotidianas que requerem habilidades de coordenação motora. Vários testes são utilizados, em pesquisas e na prática clínica, para avaliar os componentes motores relacionados às dificuldades vivenciadas por estas crianças. Contudo, seus resultados não são suficientes para predizer o desempenho funcional cotidiano das crianças com TDC. Objetivo: Investigar a relação entre componentes motores, especialmente coordenação motora bilateral e equilíbrio, e o desempenho funcional na área de atividades com bola. Métodos: Análise secundária de banco de dados de projeto em andamento, com amostra de 27 crianças (sete e oito anos de idade) identificadas com TDC e seus pares sem problemas motores. Foi examinada a relação entre os resultados do teste Movement Assessment Battery for Children - MABC-2 e as observações de pais e professores sobre as habilidades motoras da criança, em casa e na escola, por meio do Developmental Coordenation Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil) e dos questionários de pais e professores da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM). Resultados: Teste de Mann Whitney indicou que as crianças com TDC tiveram resultados significantemente mais baixos do que das crianças típicas de mesma idade em todos os itens avaliados. O coeficiente de Spearman indicou associações significativas entre as variáveis que representaram componentes sensório-motores (coordenação motora e equilíbrio) e as variáveis de desempenho funcional, porém de magnitude baixa a moderada. Discussão: Os resultados deste estudo estão em conformidade com pesquisas anteriores que destacam o precário desempenho motor de crianças com TDC. A magnitude da associação demonstra que, para a realização de atividades com bola, os componentes sensório-motores são importantes e influenciam o desempenho funcional, como observado pelos pais. Contudo, os resultados obtidos não explicam completamente a função da criança e sugerem a existência de outros fatores que podem influenciar o desempenho cotidiano em atividades com bola. Conclusão: É essencial que os profissionais que trabalham com crianças com TDC ampliem seu olhar sobre o desempenho funcional, para além dos déficits sensório-motores, e passem a analisar o transtorno motor sob diferentes focos. Pais e professores exercem papel fundamental no processo terapêutico, ao contribuir com informações sobre a atividade e participação da criança, auxiliando a tomada de decisão no tratamento. Estudos futuros devem investigar outras variáveis, como o contexto ambiental e a motivação da criança, que possam facilitar ou restringir o desempenho funcional do indivíduo.
Abstract: Introduction: Developmental Coordination Disorder (DCD) is a condition difficult to diagnose that interferes with the performance of daily activities requiring motor coordination skills. Several tests are used in research and clinical practice to evaluate the motor components related to difficulties experienced by these children. However, their results are not sufficient to predict the functional performance of daily life of children with DCD. Objective: To investigate the relationship between motor components, particularly bilateral motor coordination and balance, and functional performance in the area of activities with the ball. Methods: Secondary analysis of the database project in progress, with a sample of 27 children (seven and eight years of age) identified with DCD and their peers without motor problems. We examined the relationship between the test results Movement Assessment Battery for Children - MABC-2 and the observations of parents and teachers about the child's motor skills at home and at school, through Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brazil) and questionnaires from parents and teachers of the Assessment Coordination and Motor Skills (ACOORDEM). Results: Mann Whitney test indicated that children with DCD had significantly lower results than the typical children of the same age in all evaluated items. The Spearman coefficient indicated significant associations between the variables representing sensorimotor components (motor coordination and balance) and the variables of functional performance, but low to moderate magnitude. Discussion: The results of this study are in line with previous research highlighting the poor motor performance of children with DCD. The magnitude of the association shows that, for carrying out activities with balls, sensorimotor components are important and influence the functional performance, as noted by the parents. However, the results do not fully explain the function of the child and suggest the existence of other factors that may influence performance in everyday activities with balls. Conclusion: It is essential that professionals working with children with DCD broaden his view of the functional performance, in addition to sensorimotor deficits, and start to analyze the motor disorder in different focus Parents and teachers play a fundamental role in the therapeutic process, to contribute with information about the activity and participation of children, helping the decision-making in treatment. Future studies should investigate other variables such as the environmental context and motivation of the child, which may facilitate or restrict the individual's functional performance.
Subject: Crianças - Desenvolvimento
Capacidade motora - Distúrbios
Capacidade motora nas crianças
Jogos com bola
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Terapia Ocupacional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46354
Issue Date: 2-Mar-2012
Appears in Collections:Especialização em Terapia Ocupacional

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