Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/46405
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O desafio da avaliação na formação médica por competência |
Título(s) alternativo(s): | The challenge of assessment in medical training by competence |
Autor(es): | Eliane Gontijo Cristina Gonçalves Alvim Zilma Silveira Nogueira Reis |
Resumen: | As Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras do Curso de Graduação em Medicina direcionam recomendações para as instituições de ensino superior, com foco na formação baseada no desenvolvimento de competências. Tal apontamento implica em desenvolver no discente a capacidade de mobilizar não apenas conhecimentos, mas também habilidades e atitudes para lidar com situações e dilemas reais, preparando-o para o cenário de atuação profissional do médico no país. Os autores apresentam um novo modelo conceitual, integrativo, não hierárquico e representado por um átomo, cujos atributos: saber, aplicar, demonstrar, fazer, ser e interagir orbitam em torno do desenvolvimento de competências essenciais. Tal concepção, uma remodelação da tradicional pirâmide proposta por Miller, é fruto das experiências avaliativas desenvolvidas na instituição, de forma a favorecer a reflexão sobre a complexidade do processo da formação médica. |
Abstract: | The Brazilian National Curriculum Guidelines for Undergraduate Medicine Courses indicates recommendations for higher education institutions, in the context of competence- based approach. Such approach implies developing in the medicine students the capacity to mobilize, not only knowledge but also expertise and attitudes to deal with real situations and dilemmas, preparing them for the scenario of professional practice of physician’s in the country. The authors present a new conceptual model, not hierarchical and represented by an atom, whose attributes: knowing, applying, demonstrating, doing, being and interacting orbited around developing the core competencies. This conception, a remodeling of the traditional pyramid model proposed by Miller, is the result of the evaluative experiences developed in the institution, to favor reflection on the complexity of the medical training process. |
Asunto: | Avaliação educacional Competência Clínica Educação Baseada em Competências Educação médica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.31492/2184-2043.RILP2018.33/pp.111-118 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46405 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/RILP2018.33.8 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista internacional em lingua portuguesa |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Desafio da Avaliação na Formação Médica por Competência.pdf | 897.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.