Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46405
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O desafio da avaliação na formação médica por competência
Título(s) alternativo(s): The challenge of assessment in medical training by competence
Autor(es): Eliane Gontijo
Cristina Gonçalves Alvim
Zilma Silveira Nogueira Reis
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras do Curso de Graduação em Medicina direcionam recomendações para as instituições de ensino superior, com foco na formação baseada no desenvolvimento de competências. Tal apontamento implica em desenvolver no discente a capacidade de mobilizar não apenas conhecimentos, mas também habilidades e atitudes para lidar com situações e dilemas reais, preparando-o para o cenário de atuação profissional do médico no país. Os autores apresentam um novo modelo conceitual, integrativo, não hierárquico e representado por um átomo, cujos atributos: saber, aplicar, demonstrar, fazer, ser e interagir orbitam em torno do desenvolvimento de competências essenciais. Tal concepção, uma remodelação da tradicional pirâmide proposta por Miller, é fruto das experiências avaliativas desenvolvidas na instituição, de forma a favorecer a reflexão sobre a complexidade do processo da formação médica.
Abstract: The Brazilian National Curriculum Guidelines for Undergraduate Medicine Courses indicates recommendations for higher education institutions, in the context of competence- based approach. Such approach implies developing in the medicine students the capacity to mobilize, not only knowledge but also expertise and attitudes to deal with real situations and dilemmas, preparing them for the scenario of professional practice of physician’s in the country. The authors present a new conceptual model, not hierarchical and represented by an atom, whose attributes: knowing, applying, demonstrating, doing, being and interacting orbited around developing the core competencies. This conception, a remodeling of the traditional pyramid model proposed by Miller, is the result of the evaluative experiences developed in the institution, to favor reflection on the complexity of the medical training process.
Assunto: Avaliação educacional
Competência Clínica
Educação Baseada em Competências
Educação médica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.31492/2184-2043.RILP2018.33/pp.111-118
URI: http://hdl.handle.net/1843/46405
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/RILP2018.33.8
metadata.dc.relation.ispartof: Revista internacional em lingua portuguesa
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Desafio da Avaliação na Formação Médica por Competência.pdf897.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.