Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46440
Type: | Dissertação |
Title: | Barreiridades: o uso do podcast para o ensino de história e patrimônio: contribuições aos processos identitário dos estudantes na Regional Barreiro na cidade de Belo Horizonte. |
Authors: | Nádia Moreira Gonçalves Viana |
First Advisor: | Jezulino Lúcio Mendes Braga |
Abstract: | Esta pesquisa parte da premissa de que o Ensino de História é capaz de contribuir para processos identitários dos estudantes, potencializando a postura crítica e empática. A pesquisa e a elaboração do recurso educativo parte da proposição de que o ensino de história, por meio das relações com o patrimônio, potencializa a tomada da consciência histórica, ou seja, a relação das questões socialmente vividas com o estudo do tempo passado. Acredito que o foco desta dissertação se encontra nas possibilidades que os patrimônios e os equipamentos culturais ocupam nessa perspectiva. Para a realização da pesquisa e da elaboração do recurso educativo, estabeleci uma parceria com a escola Municipal Luiz Gatti, localizada na Regional Barreiro, em Belo Horizonte - Minas Gerais. Acompanhei, por meio de plataforma virtual, estudantes dos nonos anos, no fim do ano de 2020 e no início de 2021. Optei por desenvolver esta pesquisa pautada na teoria da educação pelo sensível, a fim de perceber como se dão os processos identitários em uma localidade marcada pelo mundo do trabalho, devido a suas relações intrínsecas com a Siderúrgica que ali se instalou na década de 1950. Tendo em vista a possibilidade de universalização do conceito e de suas aplicabilidades múltiplas, há de se justificar essa investigação. As considerações finais foram mensuradas no desenvolvimento de um podcast como recurso educativo. |
Subject: | Educação História - Estudo e ensino Estudo e ensino - Meios auxiliares História - Métodos de ensino Podcasts - Aspectos educacionais Tecnologia educacional Identidade Identidade social Educação patrimonial Patrimônio histórico - Estudo e ensino Belo Horizonte (MG) - Educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46440 |
Issue Date: | 21-Jul-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇAO NADIA MOREIRA GONÇALVES VIANA.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License