Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46440
Type: Dissertação
Title: Barreiridades: o uso do podcast para o ensino de história e patrimônio: contribuições aos processos identitário dos estudantes na Regional Barreiro na cidade de Belo Horizonte.
Authors: Nádia Moreira Gonçalves Viana
First Advisor: Jezulino Lúcio Mendes Braga
Abstract: Esta pesquisa parte da premissa de que o Ensino de História é capaz de contribuir para processos identitários dos estudantes, potencializando a postura crítica e empática. A pesquisa e a elaboração do recurso educativo parte da proposição de que o ensino de história, por meio das relações com o patrimônio, potencializa a tomada da consciência histórica, ou seja, a relação das questões socialmente vividas com o estudo do tempo passado. Acredito que o foco desta dissertação se encontra nas possibilidades que os patrimônios e os equipamentos culturais ocupam nessa perspectiva. Para a realização da pesquisa e da elaboração do recurso educativo, estabeleci uma parceria com a escola Municipal Luiz Gatti, localizada na Regional Barreiro, em Belo Horizonte - Minas Gerais. Acompanhei, por meio de plataforma virtual, estudantes dos nonos anos, no fim do ano de 2020 e no início de 2021. Optei por desenvolver esta pesquisa pautada na teoria da educação pelo sensível, a fim de perceber como se dão os processos identitários em uma localidade marcada pelo mundo do trabalho, devido a suas relações intrínsecas com a Siderúrgica que ali se instalou na década de 1950. Tendo em vista a possibilidade de universalização do conceito e de suas aplicabilidades múltiplas, há de se justificar essa investigação. As considerações finais foram mensuradas no desenvolvimento de um podcast como recurso educativo.
Subject: Educação
História - Estudo e ensino
Estudo e ensino - Meios auxiliares
História - Métodos de ensino
Podcasts - Aspectos educacionais
Tecnologia educacional
Identidade
Identidade social
Educação patrimonial
Patrimônio histórico - Estudo e ensino
Belo Horizonte (MG) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46440
Issue Date: 21-Jul-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇAO NADIA MOREIRA GONÇALVES VIANA.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons