Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46480
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Redes interorganizacionais: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Business networks: the reality of small supermarkets in the metropolitan region of Belo Horizonte-MG
Redes de negocios: la realidad de los pequeños supermercados en la región metropolitana de Belo Horizonte-MG
Autor(es): Hudson Soares Moreira
Wendel Alex Castro Silva
Marcia Athayde Moreira
Resumo: Parte-se da premissa de que, nos últimos anos, o setor supermercadista tornou-se altamente competitivo, o que estimulou os pequenos varejos supermercadistas a procurar novas estratégias, tais como a organização por meio de redes, em busca da sustentabilidade do negócio. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo investigar como o pequeno varejo supermercadista da região metropolitana de Belo Horizonte se organiza em redes. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental de documentos da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e entrevistas com os gestores das sete redes varejistas supermercadistas organizadas na região metropolitana. Todas as redes são horizontais, setoriais, sendo a maioria formalizada, somando 162 supermercados participantes. As redes não possuem atividades entre si (interredes) apenas atividades em relação aos próprios associados (intrarrede), tais como estrutura de apoio às compras e distribuição de mercadorias. Negociam em nome dos supermercadistas e obtêmdescontos e dilatação de prazos para pagamento, entre outros benefícios oferecidos, tais como treinamentos para empregados e proprietários. Conclui-se que as redes estão se profissionalizado, mas com grandes diferenças entre os quesitos pesquisados, seja na forma de interação com seus associados, seja na forma de negociação ou mesmo na estrutura física e na estrutura de gestão.
Abstract: In recent years the supermarket industry has become highly competitive, which encouraged small markets retailers to seek for new strategies, such as organizing through networks in order to achieve business sustainability. In this context, this research aimed to investigate how the small grocery stores in the metropolitan region of Belo Horizonte are organized in networks. This study is methodologically classified as an exploratory research, with documentary analysis of papers from the Association of Minas Gerais Supermarkets (AMGS) and data collected also from interviews with managers from seven organized retailers markets in the metropolitan region. The results indicate that all networks are horizontal, sectored, and most like formalized, in a total of 162 participants markets. The networks do not have activities together; however they are somehow associated, such as supporting structure for procurement and distribution of products. The network negotiate on behalf of the grocery stores and get discounts and extension of payment terms, also they are other benefits, such as training for employees and managers. In conclusion, those networks are in processing of professionalization, but with large differences between the questions surveyed, whether in the form of interaction with their members, either as trading or even the physical structure and management organization.
Assunto: Supermercados - Administração
Redes de negócios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46480
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3020
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
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