Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46529
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gestão de documentos e produção acadêmica: o estado da arte da educação quilombola no período de 2013 a 2015
Título(s) alternativo(s): Document management and academic production: the state of the art of quilombola education from 2013 to 2015
Autor(es): Ricardo Tadeu Barbosa
primer Tutor: André de Carvalho Bandeira Mendes
primer miembro del tribunal : Pricila da Silva Cunha
Segundo miembro del tribunal: Ricardo Viana Veloso
Resumen: O entendimento inequívoco de que a construção de identidades sociais e coletivas passa pelo conhecimento da própria História, não no sentido de resgatá-la idealisticamente, mas de fazê-la presente como referência cultural, é um dos pontos centrais deste estudo. Nessa perspectiva, dialogando especificamente com a organização e gestão de documentos produzidos pelas universidades, tanto públicas, quanto privadas, este trabalho mapeia o estado da arte dos trabalhos acadêmicos realizados entre os anos de 2013 e 2015 nos níveis de mestrado e doutorado que abordam a Educação Escolar Quilombola (EEQ), disponíveis no Banco de Teses da Capes. A escolha desse período se mostrou pertinente, pois se trata dos três anos subsequentes à implantação das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Escolar Quilombola (DNCEEQ, 2012). Utilizou-se, enquanto recurso metodológico, as técnicas de interpretação de dados advindos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que favorecem uma visão polissêmica no tratamento dos dados levantados, através de inferências que vinculam o objeto de estudo às instâncias sociais a que os sujeitos estão inseridos. O suporte teórico desse estudo está fundamentado pelas categorias analíticas ligadas à esfera da política, do direito, dos movimentos sociais, das identidades e da cultura, perpassadas através de diálogos com os campos da História Social, da Antropologia, das Ciências Sociais e da Educação. Os resultados destacam o entendimento de que construção da identidade e corporeidade negras ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional e evidenciou que a EEQ é ainda um campo de disputas políticas que se efetiva de forma não linear, em meio a disputas de ideias e barreiras situacionais e institucionais que permeiam o trabalho realizado no cotidiano das escolas quilombolas, envolvendo a participação dos professores, dos quilombolas, de instâncias oficiais e da sociedade civil, destacando-se a necessidade de novas pesquisas acadêmicas e projetos de extensão/intervenção que envolvam a temática e os sujeitos quilombolas.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46529
Fecha del documento: 29-sep-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

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