Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46529
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dc.contributor.advisor1André de Carvalho Bandeira Mendespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774156491106377pt_BR
dc.contributor.referee1Pricila da Silva Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Viana Velosopt_BR
dc.creatorRicardo Tadeu Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650708594631518pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T14:16:20Z-
dc.date.available2022-10-24T14:16:20Z-
dc.date.issued2019-09-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46529-
dc.description.resumoO entendimento inequívoco de que a construção de identidades sociais e coletivas passa pelo conhecimento da própria História, não no sentido de resgatá-la idealisticamente, mas de fazê-la presente como referência cultural, é um dos pontos centrais deste estudo. Nessa perspectiva, dialogando especificamente com a organização e gestão de documentos produzidos pelas universidades, tanto públicas, quanto privadas, este trabalho mapeia o estado da arte dos trabalhos acadêmicos realizados entre os anos de 2013 e 2015 nos níveis de mestrado e doutorado que abordam a Educação Escolar Quilombola (EEQ), disponíveis no Banco de Teses da Capes. A escolha desse período se mostrou pertinente, pois se trata dos três anos subsequentes à implantação das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Escolar Quilombola (DNCEEQ, 2012). Utilizou-se, enquanto recurso metodológico, as técnicas de interpretação de dados advindos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que favorecem uma visão polissêmica no tratamento dos dados levantados, através de inferências que vinculam o objeto de estudo às instâncias sociais a que os sujeitos estão inseridos. O suporte teórico desse estudo está fundamentado pelas categorias analíticas ligadas à esfera da política, do direito, dos movimentos sociais, das identidades e da cultura, perpassadas através de diálogos com os campos da História Social, da Antropologia, das Ciências Sociais e da Educação. Os resultados destacam o entendimento de que construção da identidade e corporeidade negras ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional e evidenciou que a EEQ é ainda um campo de disputas políticas que se efetiva de forma não linear, em meio a disputas de ideias e barreiras situacionais e institucionais que permeiam o trabalho realizado no cotidiano das escolas quilombolas, envolvendo a participação dos professores, dos quilombolas, de instâncias oficiais e da sociedade civil, destacando-se a necessidade de novas pesquisas acadêmicas e projetos de extensão/intervenção que envolvam a temática e os sujeitos quilombolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectGestão de documentospt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.titleGestão de documentos e produção acadêmica: o estado da arte da educação quilombola no período de 2013 a 2015pt_BR
dc.title.alternativeDocument management and academic production: the state of the art of quilombola education from 2013 to 2015pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6871-2165pt_BR
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