Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46550
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A importância do estudo dos critérios de textualidade na formação do leitor no gênero meme
Autor(es): Hildegna Moura da Costa
Primeiro Orientador: Raquel Abreu-Aoki
Primeiro membro da banca : Isabella Colmanetti Abdalla
Segundo membro da banca: Luciana Martins Arruda
Resumo: Este trabalho dedica-se à temática da formação leitora no âmbito da linguagem verbal e não verbal, focalizando textos que circulam na esfera digital como objeto de análise dos fatores de textualidade. O objeto geral consiste em investigar a produção de sentido no gênero meme à luz dos critérios constitutivos de um texto – intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade, intertextualidade, coesão e coerência. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretendemos: (i) identificar o intertexto presente na configuração do gênero meme, apontando os conhecimentos de mundo envolvidos; (ii) discutir sobre a relação icônica (verbal e não verbal) constitutiva desse gênero; e (iii) interpretar os efeitos de sentido num contexto de materialização dos componentes de textualidade. Como fundamentação teórica, apoiaremo-nos em Antunes (2005, 2010, 2017), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2004), Koch e Travaglia (1997), Santos (2013), Silva (2017), Zani (2003), entre outros. Metodologicamente, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza descritivo-interpretativa e seu método de abordagem é o indutivo. O corpus é formado por cinco memes publicados entre os anos de 2018 e 2021, extraídos de diferentes páginas da internet, referentes a assuntos que discutem sobre a crise pandêmica, valor abusivo do combustível e vida de professor (a) na quarentena e, além disso, o desejo de toda uma população pelo desenvolvimento da vacina da COVID-19. Os resultados mostram que o entrelaçamento dialógico entre a realidade social e os domínios da arte, do entretenimento, da publicidade, da música, da saúde e da logística perpassam a construção de todos os textos.
Abstract: This work approaches the theme of reading training in a verbal language and language no verbal, focusing on texts that circulate in the digital sphere as an object of analysis of textuality factors. The main goal was to investigate the production of meaning in the meme genre in the light of text constitutive criteria – intentionality, acceptability, situationality, informativity, intertextuality, cohesion and coherence. Regarding the specific objectives, we intended to: (i) identify the intertext present in the configuration of the meme genre, pointing out the world knowledge involved; (ii) discuss the iconic relationship (verbal and nonverbal) that constitutes this genre; and (iii) interpret the effects of meaning in a context of materialization of textuality components. As a theoretical foundation, we relied on Antunes (2005, 2010, 2017), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2004), Koch and Travaglia (1997), Santos (2013), Silva (2017), Zani (2003), among others. Methodologically, this research has a qualitative approach and a descriptive-interpretative nature, and with an inductive approach. The corpus consists of five memes published between 2018 and 2021, extracted from various internet pages, referring to subjects that discuss the pandemic crisis, abusive fuel prices, and teachers’ life during the quarantine and besides that, the desire of an entire population for the development of a COVID-19 vaccine. The results show that the dialogic intertwining between social reality and the domains of art, entertainment, advertising, music, health and logistics permeate the construction of all texts.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46550
Data do documento: 15-Jul-2022
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