Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46553
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dc.contributor.advisor1Teodoro Rennó Assunçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502192331689449pt_BR
dc.contributor.referee1Antônio Orlando de Oliveira Dourado Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Jacyntho Lins Brandãopt_BR
dc.contributor.referee3Fernando José de Santoro Moreirapt_BR
dc.contributor.referee4Bernardo Berruecos Frankpt_BR
dc.creatorMartim Reyes da Costa Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0533774568368324pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T21:00:02Z-
dc.date.available2022-10-24T21:00:02Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46553-
dc.description.abstractThroughout the approximately two thousand and five hundred years that separate us from the time when it was composed, as we can see from ancient testimonies, the text of Heraclitus of Ephesus has been the object of many different interpretations. Despite their diversity, however, most of them have recognized both the poetic quality of the composition and the philosophical potentiality of the heraclitean reflections. Considering these two dimensions of the text, this study turns to its interconnection between form and content, between language play and reflexivity. Thinking the text as a whole and its relation to its historical context, it is pointed out how, by criticizing the great references and resemantizing fundamental notions of the intellectual culture of his time, the Ephesian presents himself as a competitor in the art of the word, in a discourse that reaffirms the unity of all things as a reality at the same time inescapable and indecipherable, denouncing human alienation but also defending and inducing the audience to a reflective exercise. In this way, the language games are articulated with the content of the discourse, creating a network of semantic resonances that suggests a continuous and dynamic reinterpretation of meanings. The "concision and gravity" of his style, as defined by Diogenes Laertius (Book IX, 5-9), in this regard, are understood as part of a semantic density, which interweaves a considerable range of poetic resources into a philosophical provocation about language itself - but also about thought and the real. In particular, the importance of reflection on language and how it expands from the metaphors of speaking and listening is highlighted here. Understood as a synthetic (from the notion of lógos, the "word") and interpretative (from the notion of listening) exercise, language shows itself as an ambiguous instrument, but also as a path to a human wisdom, which is characterized by the exercise of reflexivity.pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos aproximadamente dois mil e quinhentos anos que nos separam de sua composição, como podemos perceber pelos testemunhos antigos, o texto de Heráclito de Éfeso tem sido objeto de muitas interpretações distintas. Apesar da sua diversidade, contudo, na maior parte delas foram reconhecidas tanto a qualidade poética da composição quanto a potencialidade filosófica das reflexões heraclíticas. Considerando essas duas dimensões do texto, esse trabalho se volta para seu entrelaçamento entre forma e conteúdo, entre jogos de linguagem e reflexividade. Pensando o texto como um todo e sua relação com seu contexto histórico, observa-se como, criticando as grandes referências e ressemantizando noções fundamentais da cultura intelectual de seu tempo, o efésio se apresenta como um competidor na arte da palavra, em um discurso que reafirma a unidade de todas as coisas enquanto uma realidade ao mesmo tempo inescapável e indecifrável; denunciando a alienação humana, mas também defendendo e induzindo o público a um exercício reflexivo. Desse modo, os jogos de linguagem se articulam com o conteúdo do discurso, criando uma rede de ressonâncias semânticas que sugere uma dinâmica contínua de reinterpretação dos significados. A “concisão e a gravidade” do seu estilo, como o definiu Diógenes Laércio (Livro IX, 5-9), nesse sentido, são entendidos como parte de uma densidade semântica, que entrelaça uma considerável gama de recursos poéticos em uma provocação filosófica sobre a própria linguagem, mas também sobre o pensamento e sobre o real. Em particular, destaca-se aqui a importância da reflexão sobre a linguagem e como ela se expande a partir das metáforas do falar e do escutar. Entendida enquanto exercício sintético (a partir da noção de lógos, a “palavra”) e interpretativo (a partir da noção de escuta), a linguagem se mostra como um instrumento ambíguo, mas também como caminho para uma sabedoria humana, marcada pelo exercício da reflexividade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectHeráclito de Éfesopt_BR
dc.subjectReflexividadept_BR
dc.subjectPré-socráticospt_BR
dc.subjectLógospt_BR
dc.subjectJogos de Linguagempt_BR
dc.subjectGrécia Arcaicapt_BR
dc.subject.otherHeráclito, de Éfeso. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura grega – História e críticapt_BR
dc.subject.otherFilosofia antigapt_BR
dc.titleJogos de linguagem e reflexividade em Heráclito de Éfeso.pt_BR
dc.title.alternativeLanguage play and reflexivity in Heraclitus of Ephesuspt_BR
dc.typeTesept_BR
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