Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46581
Tipo: Tese
Título: Da tenda de farinha à sala de aula: as relações estabelecidas por licenciandos do campo com os conhecimentos tradicionais e o científico
Autor(es): Tânia Halley Oliveira Pinto
primer Tutor: Orlando Gomes de Aguiar Junior
primer Co-tutor: Juarez Melgaço Valadares
primer miembro del tribunal : Lúcia Helena Alvarez Leite
Segundo miembro del tribunal: Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda
Tercer miembro del tribunal: Marina de Lima Tavares
Cuarto miembro del tribunal: Rosiléia Oliveira de Almeida
Resumen: O ensino de ciências é naturalmente um território de disputas entre os discursos científicos e não científicos, onde se cruzam as concepções que os sujeitos carregam sobre o mundo, ou seja, suas visões de mundo que constroem e partilham dentro da sociedade. No intuito de compreender que relações discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo estabeleceram entre os conhecimentos tradicionais, oriundos de suas comunidades, e o conhecimento científico em situações de ensino-aprendizagem no ambiente acadêmico-escolar, analisamos os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório IV. Teoricamente, nos ancoramos em Boaventura de Sousa Santos e seus constructos sobre a superação do abismo entre sistemas de conhecimentos distintos rumo à uma ecologia de saberes e nas discussões de Ludwig e El-Hani (2020) que apostam no diálogo intercultural a partir de sobreposições parciais como uma saída possível para encontrar comensurabilidade e correlacionar os conhecimentos. Em nossas análises, dispomos metodologicamente da Análise Textual Discursiva, que nos permitiu a caracterização de 4 tipos de posturas dos licenciandos frente ao diálogo que foram capazes de construir entre os conhecimentos: a ausência de diálogo intercultural entre os conhecimentos; potencialidade para o diálogo intercultural; presença de diálogo intercultural ancorado mais fortemente nos conteúdos escolares formais; presença do diálogo intercultural a partir do trabalho com os conhecimentos tradicionais. Percebemos que existiram elementos, condições ou contextos que contribuíram para a emergência das relações que foram estabelecidas, no entanto, o que mais importou para a construção do diálogo intercultural foi a postura pessoal dos licenciandos, marcadas por seus vínculos com a educação do campo.
Abstract: Science teaching is naturally a territory of disputes between scientific and non-scientific discourses, where the conceptions that people carry about the world intersect, that is, their worldviews that they build and share within society. In order to understand what relationships students of the Rural Education course established between traditional knowledge, from their communities, and scientific knowledge in teaching-learning situations in the academic-school environment, we analyzed the final reports of the Compulsory Supervised Curricular Internship IV. Theoretically, we anchor ourselves in Boaventura de Sousa Santos and his constructs about overcoming the abyss between distinct knowledge systems towards an ecology of knowledges and in Ludwig and El-Hani's (2020) discussions that bet on intercultural dialogue based on partial overlaps as a possible way to find commensurability and correlate knowledge. In our analyses, we have methodologically used the Textual Discourse Analysis, which allowed us to characterize 4 types of graduate students' attitudes towards the dialogue they were able to build between the knowledges: the absence of intercultural dialogue between the knowledges; potentiality for intercultural dialogue; presence of intercultural dialogue still without establishing a link with the traditional knowledges; presence of intercultural dialogue from the work with the traditional knowledges. We noticed that there were elements, conditions or contexts that contributed to the emergence of the relations that were established; however, what mattered the most for the construction of intercultural dialogue was the undergraduates' personal posture, marked by their bonds with rural education.
Asunto: Educação
Educação do campo
Professores de educação do campo - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino - Métodos de ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Tradição oral - Aspectos educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46581
Fecha del documento: 29-abr-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese_Tânia Halley_ Final PDFA 13.10.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons