Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970185830248841pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Juarez Melgaço Valadarespt_BR
dc.contributor.referee1Lúcia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.contributor.referee2Cláudia de Alencar Serra e Sepúlvedapt_BR
dc.contributor.referee3Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.referee4Rosiléia Oliveira de Almeidapt_BR
dc.creatorTânia Halley Oliveira Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6856568092393842pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-25T14:37:55Z-
dc.date.available2022-10-25T14:37:55Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46581-
dc.description.abstractScience teaching is naturally a territory of disputes between scientific and non-scientific discourses, where the conceptions that people carry about the world intersect, that is, their worldviews that they build and share within society. In order to understand what relationships students of the Rural Education course established between traditional knowledge, from their communities, and scientific knowledge in teaching-learning situations in the academic-school environment, we analyzed the final reports of the Compulsory Supervised Curricular Internship IV. Theoretically, we anchor ourselves in Boaventura de Sousa Santos and his constructs about overcoming the abyss between distinct knowledge systems towards an ecology of knowledges and in Ludwig and El-Hani's (2020) discussions that bet on intercultural dialogue based on partial overlaps as a possible way to find commensurability and correlate knowledge. In our analyses, we have methodologically used the Textual Discourse Analysis, which allowed us to characterize 4 types of graduate students' attitudes towards the dialogue they were able to build between the knowledges: the absence of intercultural dialogue between the knowledges; potentiality for intercultural dialogue; presence of intercultural dialogue still without establishing a link with the traditional knowledges; presence of intercultural dialogue from the work with the traditional knowledges. We noticed that there were elements, conditions or contexts that contributed to the emergence of the relations that were established; however, what mattered the most for the construction of intercultural dialogue was the undergraduates' personal posture, marked by their bonds with rural education.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências é naturalmente um território de disputas entre os discursos científicos e não científicos, onde se cruzam as concepções que os sujeitos carregam sobre o mundo, ou seja, suas visões de mundo que constroem e partilham dentro da sociedade. No intuito de compreender que relações discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo estabeleceram entre os conhecimentos tradicionais, oriundos de suas comunidades, e o conhecimento científico em situações de ensino-aprendizagem no ambiente acadêmico-escolar, analisamos os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório IV. Teoricamente, nos ancoramos em Boaventura de Sousa Santos e seus constructos sobre a superação do abismo entre sistemas de conhecimentos distintos rumo à uma ecologia de saberes e nas discussões de Ludwig e El-Hani (2020) que apostam no diálogo intercultural a partir de sobreposições parciais como uma saída possível para encontrar comensurabilidade e correlacionar os conhecimentos. Em nossas análises, dispomos metodologicamente da Análise Textual Discursiva, que nos permitiu a caracterização de 4 tipos de posturas dos licenciandos frente ao diálogo que foram capazes de construir entre os conhecimentos: a ausência de diálogo intercultural entre os conhecimentos; potencialidade para o diálogo intercultural; presença de diálogo intercultural ancorado mais fortemente nos conteúdos escolares formais; presença do diálogo intercultural a partir do trabalho com os conhecimentos tradicionais. Percebemos que existiram elementos, condições ou contextos que contribuíram para a emergência das relações que foram estabelecidas, no entanto, o que mais importou para a construção do diálogo intercultural foi a postura pessoal dos licenciandos, marcadas por seus vínculos com a educação do campo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectConhecimentos tradicionaispt_BR
dc.subjectDiálogo interculturalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectSuperposições parciais de epistemologiaspt_BR
dc.subjectIntegração de conhecimentospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação do campopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação do campo - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensino - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.otherTradição oral - Aspectos educacionaispt_BR
dc.titleDa tenda de farinha à sala de aula: as relações estabelecidas por licenciandos do campo com os conhecimentos tradicionais e o científicopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Tânia Halley_ Final PDFA 13.10.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons