Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/46649
Tipo: | Dissertação |
Título: | A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões |
Título(s) alternativo(s): | The creative technology of soundpainting: context, reflections and expansions |
Autor(es): | João Paulo Prazeres de Oliveira Campos |
Primeiro Orientador: | José Henrique Padovani Velloso |
Primeiro membro da banca : | Rogério Vasconcelos Barbosa |
Segundo membro da banca: | Marco Antônio Farias Scarassati |
Terceiro membro da banca: | Tânia Mello Neiva |
Resumo: | Este trabalho busca examinar criticamente o processo criativo realizado por meio do soundpainting, sistema de criação artística coletiva e colaborativa baseado em sinais gestuais desenvolvido desde os anos 1970 pelo artista estadunidense Walter Thompson e, na atualidade, difundido e praticado globalmente. Para isso, é feita uma contextualização dos processos criativos do soundpainting, estabelecendo pontos de conexão com questões relevantes da música do século XX e XXI e tecendo reflexões críticas relacionadas ao desenvolvimento das práticas criativas do soundpainting. A partir da experiência do autor com o soundpainting, exemplos de estratégias criativas são descritos e comentados criticamente, a fim de discutir caminhos possíveis no desenvolvimento de processos criativos em diálogo com o soundpainting. |
Abstract: | This work aims to critically examine the creative process carried out through soundpainting, a system of collective and collaborative artistic creation based on gestural signs which is continuously developed since the 1970s by American artist Walter Thompson and is, currently, disseminated and practiced globally. For this purpose, we contextualize the soundpainting processes, establishing connection points with musical practices of the 20th and the 21st centuries and weaving critical reflections related to the development of soundpainting artistic practices. Based on the author's experience with soundpainting, examples of strategies are described and critically commented in order to discuss possible ways of developing creative processes in dialogue with soundpainting. |
Assunto: | Improvisação (Música) Criação na arte Composição (Música) Gestos na música |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46649 |
Data do documento: | 29-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prazeres-Tecnologia_Criativa_Soundpainting.pdf | Dissertação de mestrado "A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões", de João Paulo Prazeres | 6.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons