Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46649
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José Henrique Padovani Vellosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8730308777713520pt_BR
dc.contributor.referee1Rogério Vasconcelos Barbosapt_BR
dc.contributor.referee2Marco Antônio Farias Scarassatipt_BR
dc.contributor.referee3Tânia Mello Neivapt_BR
dc.creatorJoão Paulo Prazeres de Oliveira Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6606830027233798pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T18:53:31Z-
dc.date.available2022-10-26T18:53:31Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46649-
dc.description.abstractThis work aims to critically examine the creative process carried out through soundpainting, a system of collective and collaborative artistic creation based on gestural signs which is continuously developed since the 1970s by American artist Walter Thompson and is, currently, disseminated and practiced globally. For this purpose, we contextualize the soundpainting processes, establishing connection points with musical practices of the 20th and the 21st centuries and weaving critical reflections related to the development of soundpainting artistic practices. Based on the author's experience with soundpainting, examples of strategies are described and critically commented in order to discuss possible ways of developing creative processes in dialogue with soundpainting.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca examinar criticamente o processo criativo realizado por meio do soundpainting, sistema de criação artística coletiva e colaborativa baseado em sinais gestuais desenvolvido desde os anos 1970 pelo artista estadunidense Walter Thompson e, na atualidade, difundido e praticado globalmente. Para isso, é feita uma contextualização dos processos criativos do soundpainting, estabelecendo pontos de conexão com questões relevantes da música do século XX e XXI e tecendo reflexões críticas relacionadas ao desenvolvimento das práticas criativas do soundpainting. A partir da experiência do autor com o soundpainting, exemplos de estratégias criativas são descritos e comentados criticamente, a fim de discutir caminhos possíveis no desenvolvimento de processos criativos em diálogo com o soundpainting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSoundpaintingpt_BR
dc.subjectColaboratividadept_BR
dc.subjectProcesso Criativopt_BR
dc.subjectCriação Coletivapt_BR
dc.subjectMúsica do Século XXIpt_BR
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.subjectTecnologia Criativapt_BR
dc.subject.otherImprovisação (Música)pt_BR
dc.subject.otherCriação na artept_BR
dc.subject.otherComposição (Música)pt_BR
dc.subject.otherGestos na músicapt_BR
dc.titleA tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansõespt_BR
dc.title.alternativeThe creative technology of soundpainting: context, reflections and expansionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Prazeres-Tecnologia_Criativa_Soundpainting.pdfDissertação de mestrado "A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões", de João Paulo Prazeres6.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons