Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46670
Type: Dissertação
Title: A nova velha roupa colorida: a cultura do management e as mídias digitais
Authors: Diogo Felipe de Mattos Batista
First Advisor: Cristiana Trindade Ituassu
First Referee: Ana Paula Paes de Paula
Second Referee: Vander Casaqui
Abstract: Este trabalho buscou compreender como a cultura do management, conjunto de pressupostos disseminados pelas empresas e presente no tecido social, manifesta-se nas mídias digitais. Essa cultura já foi apontada como responsável por uma série de impactos negativos sobre os sujeitos, mas tem sido estudada, predominantemente, na mídia impressa. Neste estudo, o enfoque reside no meio digital, mais especificamente no LinkedIn. Para isso, analisaram-se 500 postagens de cinco influenciadores eleitos pelo próprio LinkedIn como Top Voices. Esses posts foram submetidos à análise de conteúdo, permitindo concluir que os conteúdos mantêm o caráter prescritivo de publicações pop-management, com passos que buscam ensinar ao sujeito, visto como o único responsável pelo seu próprio destino, como alcançar sucesso, bem-estar e felicidade num processo de empresariamento de si mesmo. O culto ao empreendedorismo, o culto ao desempenho e o culto à positividade caracterizam essas postagens, mostrando que as mídias digitais disseminam e amplificam essa cultura, trazendo a ela (nem tão) novos contornos. Destaca-se a atualização dos pilares de difusão dessa cultura, com o surgimento das edtechs (similares às escolas de negócios), dos influenciadores (correspondendo aos gurus) e do novo formato digital das revistas. Além disso, foi possível perceber que a mídia digital deixa de ser um simples pilar e passa servir como um alicerce em que os outros pilares se estruturam e através do qual difundem essa cultura. Constatou-se, por fim, uma espécie de management light, que utiliza a positividade, as emoções e os valores sociais positivos para propagar sua ideologia de controle, intensificando a individualização das responsabilidades para o sujeito e contribuindo para o fortalecimento da racionalidade neoliberal.
Abstract: The present study searched to understand how the management culture, a set of assumptions disseminated by companies and present in the society, manifests itself in digital media. This culture has been pointed out as responsible for a series of negative impacts on the subjects, but has been studied predominantly in the print media. In this study, the focus is on the digital environment, more specifically on LinkedIn. Therefore, we analyzed 500 posts of five influencers elected by LinkedIn itself as Top Voices. These posts were submitted to content analysis, which allowed us to conclude that the contents maintain the prescriptive character of pop-management publications, with steps that seek to teach the subject, seen as the only one responsible for their own destiny, how to achieve success, well-being, and happiness in a process of self-entrepreneurship. The cult of entrepreneurship, the cult of performance, and the cult of positivity characterize these posts, showing that digital media disseminates and amplifies this culture, bringing to it (not so) new contours. We highlight the updating of the pillars of diffusion of this culture, with the emergence of edtechs (similar to business schools), influencers (corresponding to gurus), and the new digital format of magazines. In addition, it was possible to notice that the digital media is no longer a simple pillar, but now serves as a foundation on which the other pillars are structured and through which they spread this culture. Finally, a kind of light management was found, which uses positivity, emotions, and positive social values to propagate its ideology of control, intensifying the individualization of responsibilities for the subject and contributing to the strengthening of neoliberal rationality.
Subject: Administração de empresas
Redes sociais on-line
Cultura organizacional
Empreendedorismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46670
Issue Date: 30-Jun-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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