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http://hdl.handle.net/1843/46689
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação do impacto do uso do worked example no ensino e aprendizagem da semiologia do aparelho cardiovascular |
Other Titles: | Evaluation of the impact of using the worked example in the teaching and learning of the cardiovascular system´s semiology |
Authors: | Laís Munhoz Soares |
First Advisor: | Cássio da Cunha Ibiapina |
First Referee: | Eleonora Druve Tavares Fagundes |
Second Referee: | Rachel Aparecida Ferreira Fernandes |
Abstract: | CONTEXTO: A performance e a acurácia da ausculta cardíaca de médicos recém- formados está aquém do esperado, o que resulta em excesso de encaminhamentos para o cardiologista, solicitação de exames desnecessários e atraso diagnóstico. O desenvolvimento de metodologias de ensino eficazes é necessário para melhorar a ausculta cardíaca e capacidade diagnóstica dos médicos recém-graduados. MÉTODOS: 56 alunos do 4º ano da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, participaram de estudo experimental para comparar a eficácia do modelo de ensino baseado na metodologia do worked example quando comparada a metodologia tradicional de aula expositiva sobre ausculta cardíaca pediátrica. Os alunos foram randomizados em grupo-experimental e grupo-controle e avaliados em fases distintas - pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio. RESULTADOS: A partir da Análise de Variância de Medidas Repetidas, houve efeito significativo em ambos os métodos de treinamento quando considera-se a fase do estudo (p < 0,001). Os dois grupos obtiveram desempenhos semelhantes independentemente do método de treinamento (p = 0,863), sugerindo que uma metodologia ativa pode ser tão eficaz quanto uma metodologia tradicional no ensino e aprendizagem da Ausculta Cardíaca Pediátrica. |
Abstract: | CONTEXT: The cardiac auscultation performance of newly graduated physicians is below expectations, which results in an excess of referrals to the cardiologist, requests for unnecessary tests and diagnostic delay. The development of effective teaching methodologies is necessary to improve cardiac auscultation and the diagnostic capacity of newly graduated physicians. METHODS: 56 students from the 4th year of Federal University of Minas Gerais, Brazil, participated in an experimental study to compare the effectiveness of the guiding study based on the worked example methodology when compared to the traditional methodology of lectures on pediatric cardiac auscultation. The students were randomized into an experimental group and a control group and evaluated in different phases - pre-test, immediate post-test and late post-test. RESULTS: From the Analysis of Variance of Repeated Measures, there was a significant effect in both training methods when considering the study phase (p < 0.001). The two groups obtained similar performances regardless of the training method (p = 0.863), suggesting that an active methodology can be as effective as a traditional methodology in teaching and learning Pediatric Cardiac Auscultation. |
Subject: | Educação Médica Sistema Cardiovascular Auscultação Cardíaca Ensino Aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46689 |
Issue Date: | 31-May-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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