Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46689
Type: Dissertação
Title: Avaliação do impacto do uso do worked example no ensino e aprendizagem da semiologia do aparelho cardiovascular
Other Titles: Evaluation of the impact of using the worked example in the teaching and learning of the cardiovascular system´s semiology
Authors: Laís Munhoz Soares
First Advisor: Cássio da Cunha Ibiapina
First Referee: Eleonora Druve Tavares Fagundes
Second Referee: Rachel Aparecida Ferreira Fernandes
Abstract: CONTEXTO: A performance e a acurácia da ausculta cardíaca de médicos recém- formados está aquém do esperado, o que resulta em excesso de encaminhamentos para o cardiologista, solicitação de exames desnecessários e atraso diagnóstico. O desenvolvimento de metodologias de ensino eficazes é necessário para melhorar a ausculta cardíaca e capacidade diagnóstica dos médicos recém-graduados. MÉTODOS: 56 alunos do 4º ano da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, participaram de estudo experimental para comparar a eficácia do modelo de ensino baseado na metodologia do worked example quando comparada a metodologia tradicional de aula expositiva sobre ausculta cardíaca pediátrica. Os alunos foram randomizados em grupo-experimental e grupo-controle e avaliados em fases distintas - pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio. RESULTADOS: A partir da Análise de Variância de Medidas Repetidas, houve efeito significativo em ambos os métodos de treinamento quando considera-se a fase do estudo (p < 0,001). Os dois grupos obtiveram desempenhos semelhantes independentemente do método de treinamento (p = 0,863), sugerindo que uma metodologia ativa pode ser tão eficaz quanto uma metodologia tradicional no ensino e aprendizagem da Ausculta Cardíaca Pediátrica.
Abstract: CONTEXT: The cardiac auscultation performance of newly graduated physicians is below expectations, which results in an excess of referrals to the cardiologist, requests for unnecessary tests and diagnostic delay. The development of effective teaching methodologies is necessary to improve cardiac auscultation and the diagnostic capacity of newly graduated physicians. METHODS: 56 students from the 4th year of Federal University of Minas Gerais, Brazil, participated in an experimental study to compare the effectiveness of the guiding study based on the worked example methodology when compared to the traditional methodology of lectures on pediatric cardiac auscultation. The students were randomized into an experimental group and a control group and evaluated in different phases - pre-test, immediate post-test and late post-test. RESULTS: From the Analysis of Variance of Repeated Measures, there was a significant effect in both training methods when considering the study phase (p < 0.001). The two groups obtained similar performances regardless of the training method (p = 0.863), suggesting that an active methodology can be as effective as a traditional methodology in teaching and learning Pediatric Cardiac Auscultation.
Subject: Educação Médica
Sistema Cardiovascular
Auscultação Cardíaca
Ensino
Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46689
Issue Date: 31-May-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Laís Munhoz para repositorio.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons