Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabiana de Menezes Soarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5436421144266385pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Silva Nicáciopt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Labancapt_BR
dc.contributor.referee3Magna Maria Ináciopt_BR
dc.creatorLaura Clímaco Bemfica de Fariapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556594050756601pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-27T20:39:42Z-
dc.date.available2022-10-27T20:39:42Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46717-
dc.description.abstractThe Constitutional Amendments 99/2019 and 103/2019 changed the article 54 of the Constitution of the State of Minas Gerais (CE/MG) in order to improve the Legislative’s supervision over the performance of the State Executive. These normative changes originated the “Assembleia Fiscaliza” project, whose regulation was given by the Resolution of the Board 2.705/2019 of the Legislative Assembly of Minas Gerais (ALMG). The initiative seeks to promote periodic reunions in which authorities from the State Executive attend the ALMG and provide information on how public management is been carried out in recent months. State legislators inquire these authorities, and, after the meetings, parliamentary committees can also approve written requests for information to those authorities. In this work, we sought to investigate the effectiveness of the Assembleia Fiscaliza project as a parliamentary control procedure. It starts from the hypothesis that the procedure introduced in article 54 of CE/MG has the potential to grant greater horizontal accountability and to stimulate vertical accountability. However, considering the assumption that legislators are boundedly rational agents, as stated by Luc J. Wintgens, and that the validity of the norm takes place in a contextualized way, the regulation of article 54 of CE/MG needs to be revisited and confronted with the practice of the Assembleia Fiscaliza project. The case study was carried out from the analysis of the normative framework of Assembleia Fiscaliza and from a bibliographic survey on parliamentary control, which then helped to conduct the empirical verification. The empirical analysis was carried out by collecting cross-sectional data regarding meetings of the 1st cycle of Assembleia Fiscaliza – from June 10th 2019 to June 19th 2019 – as well as requests made by the parliamentary committees from those meetings. The participation of state legislators as inquirers, how inquiries have been used, and the realization of the purpose of the requirements have all been taken into consideration in the analysis as factors that could influence the efficacy of Assembleia Fiscaliza project.pt_BR
dc.description.resumoAs Emendas Constitucionais nº 99/2019 e nº 103/2019 promoveram alterações, no art. 54 da Constituição do Estado de Minas Gerais (CE/MG), voltadas ao aprimoramento da fiscalização do Poder Legislativo sobre a atuação do Poder Executivo estadual. Essas modificações normativas originaram o projeto “Assembleia Fiscaliza”, cuja regulamentação se deu pela Deliberação da Mesa nº 2.705/2019 da Assembleia Legislativa de Minas gerais (ALMG). O escopo da iniciativa é a convocação periódica de autoridades do Poder Executivo Estadual, que devem comparecer obrigatoriamente à ALMG e prestar informações sobre a gestão que vêm realizando nos últimos meses. Essas autoridades são submetidas a interpelações realizadas pelos deputados estaduais bem como, após as reuniões, são destinatárias de requerimentos contendo pedidos de informação por escrito, aprovados pelas comissões parlamentares. Neste trabalho, buscou-se, então, investigar a eficácia do projeto Assembleia Fiscaliza como procedimento de controle parlamentar. Partiu-se da hipótese de que o procedimento introduzido no art. 54 da CE/MG possui potencial para conferir maior accountability horizontal bem como estimular o accountability vertical. No entanto, considerando o pressuposto da racionalidade limitada do legislador, enunciado por Luc J. Wintgens, e que a validade da norma se dá de maneira contextualizada, a regulamentação do art. 54 da CE/MG merece ser revisitada e confrontada com a prática do Assembleia Fiscaliza. O estudo de caso foi realizado a partir da análise do enquadramento normativo do procedimento e de levantamento bibliográfico sobre controle parlamentar, que então auxiliaram a condução da verificação empírica. A análise empírica foi feita mediante coleta de dados de corte-transversal quanto a reuniões do 1º ciclo do Assembleia Fiscaliza, isto é, aquelas que se deram de 10/06/2019 a 19/06/2019, e quanto aos requerimentos realizados pelas comissões parlamentares a partir dessas reuniões. Foram analisados fatores que pudessem influenciar a eficácia do procedimento, tendo sido examinados: a participação dos parlamentares como interpelantes; o modo de utilização das interpelações; e a efetivação da finalidade dos requerimentos realizados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIREITO - FACULDADE DE DIREITOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssembleia Fiscalizapt_BR
dc.subjectControle parlamentarpt_BR
dc.subjectConstituição estadualpt_BR
dc.subjectAccoutabilitypt_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subject.otherDireito constitucionalpt_BR
dc.subject.otherFiscalização da administração públicapt_BR
dc.subject.otherMinas Geraispt_BR
dc.title“Assembleia Fiscaliza” e o controle parlamentar: a eficácia do projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na fiscalização do executivo mineiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Laura Clímaco Bemfica de Faria_versão corrigida.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.