Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46721
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de música popular instrumental brasileira ao vibrafone: estudos e ferramentas para a performance solo com quatro baquetas
Título(s) alternativo(s): Brazilian instrumental popular music practices on vibraphone: studies and tools for solo performance with four mallets
Autor(es): Natália Camargo Mitre de Oliveira
Primeiro Orientador: Fernando de Oliveira Rocha
Primeiro membro da banca : Bernardo Vescovi Fabris
Segundo membro da banca: Clifford Hill Korman
Terceiro membro da banca: Bruno Soares Santos
Resumo: A presente pesquisa aborda aspectos da prática de um repertório de música popular instrumental brasileira (MPIB) no vibrafone. São trabalhadas diferentes abordagens para o estudo do acompanhamento de uma melodia ao vibrafone solo (harmônica, melódica e rítmica). As abordagens são investigadas e trabalhadas a partir de ferramentas que identificamos em diferentes fontes e que exploram as questões idiomáticas do vibrafone com quatro baquetas. Também foi realizado um estudo de caso sobre a performance de Gary Burton da música Chega de Saudade, investigando as características idiomáticas dessa performance, bem como possíveis ferramentas e estudos para o aprendizado dessa linguagem ao vibrafone com quatro baquetas. Foram elaborados arranjos-estudos para exemplificar o uso de todas as ferramentas trabalhadas e alguns arranjos que empregam livremente os diferentes elementos estudados ao longo da pesquisa.
Abstract: This research addresses performance aspects of instrumental Brazilian popular music repertoire (MPIB) on vibraphone. Different approaches are addressed to study the accompaniment of a solo vibraphone melody (harmonic, melodic and rhythmic). The approaches are investigated and worked on using tools that we have identified from different sources and that explore the idiomatic issues of the vibraphone with four mallets. In a case study of Gary Burton's performance of Chega de Saudade, the idiomatic characteristics of his performance were investigated, as well as possible studies for learning of this language with the four mallets vibraphone. Study-arrangements were elaborated to exemplify the use of each tool as well as arrangements that freely use the different elements studied throughout the research.
Assunto: Performance musical
Vibrafone
Música instrumental - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46721
Data do documento: 1-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Natalia Mitre_2022- Para Impressão PDFA.pdfPRÁTICAS DE MÚSICA POPULAR INSTRUMENTAL BRASILEIRA AO VIBRAFONE: Estudos e ferramentas para a performance solo com quatro baquetas17.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.