Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/46721
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de música popular instrumental brasileira ao vibrafone: estudos e ferramentas para a performance solo com quatro baquetas |
Título(s) alternativo(s): | Brazilian instrumental popular music practices on vibraphone: studies and tools for solo performance with four mallets |
Autor(es): | Natália Camargo Mitre de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Fernando de Oliveira Rocha |
Primeiro membro da banca : | Bernardo Vescovi Fabris |
Segundo membro da banca: | Clifford Hill Korman |
Terceiro membro da banca: | Bruno Soares Santos |
Resumo: | A presente pesquisa aborda aspectos da prática de um repertório de música popular instrumental brasileira (MPIB) no vibrafone. São trabalhadas diferentes abordagens para o estudo do acompanhamento de uma melodia ao vibrafone solo (harmônica, melódica e rítmica). As abordagens são investigadas e trabalhadas a partir de ferramentas que identificamos em diferentes fontes e que exploram as questões idiomáticas do vibrafone com quatro baquetas. Também foi realizado um estudo de caso sobre a performance de Gary Burton da música Chega de Saudade, investigando as características idiomáticas dessa performance, bem como possíveis ferramentas e estudos para o aprendizado dessa linguagem ao vibrafone com quatro baquetas. Foram elaborados arranjos-estudos para exemplificar o uso de todas as ferramentas trabalhadas e alguns arranjos que empregam livremente os diferentes elementos estudados ao longo da pesquisa. |
Abstract: | This research addresses performance aspects of instrumental Brazilian popular music repertoire (MPIB) on vibraphone. Different approaches are addressed to study the accompaniment of a solo vibraphone melody (harmonic, melodic and rhythmic). The approaches are investigated and worked on using tools that we have identified from different sources and that explore the idiomatic issues of the vibraphone with four mallets. In a case study of Gary Burton's performance of Chega de Saudade, the idiomatic characteristics of his performance were investigated, as well as possible studies for learning of this language with the four mallets vibraphone. Study-arrangements were elaborated to exemplify the use of each tool as well as arrangements that freely use the different elements studied throughout the research. |
Assunto: | Performance musical Vibrafone Música instrumental - Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46721 |
Data do documento: | 1-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Natalia Mitre_2022- Para Impressão PDFA.pdf | PRÁTICAS DE MÚSICA POPULAR INSTRUMENTAL BRASILEIRA AO VIBRAFONE: Estudos e ferramentas para a performance solo com quatro baquetas | 17.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.