Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dr. Prof. Eduardo Pires Rossept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976870085676446pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel de Magalhães Borgespt_BR
dc.contributor.referee2José Ricardo Jamal Juniorpt_BR
dc.contributor.referee3Lúcia Pompeu de Freitas Campospt_BR
dc.contributor.referee4Glaura Lucaspt_BR
dc.creatorDaniele Damasceno Fischerpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433299707792534pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-27T21:49:06Z-
dc.date.available2022-10-27T21:49:06Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46725-
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation is the result of an ethnographic research developed with the Meninas de Sinhá Cultural Group between 2018 and 2022 in a line of research in Music and Culture. Besides the bibliographic work or the conduction of interviews, participant observation was a consistent tool for in-depth contact with our research collaborators. Our objective was to investigate the musical practice of the group, focusing on the senses reached by it, in different spheres. Issues directly linked to mental health and social inclusion were naturally imposed from the discourse and musical practice. Topics like such as racism, sexism, classism and ageism dialogued closely with our research, given that the Meninas de Sinhá Cultural Group is composed of women aged over sixty, most of whom are black and live in a poor neighborhood in Belo Horizonte. In addition to the objective related to the investigation of musical practice, we assumed the existence of a collaborative network around the group, and part of our research was aimed at revealing its dynamics, in addition to its constitution and conformation over time. We found that it is a heterogeneous network that, in a diachronic approach, is sometimes more robust, sometimes more rarefied. This network was present and was of utmost importance not only during the entire trajectory of the group (which in 2022 completes 26 years of existence) but also during the pandemic that crossed us between 2020 and 2021 at its most critical moment. Keywords: Meninas de Sinhá – Musical Practice – Collaborative Network – Mental Health – Social Inclusion.pt_BR
dc.description.resumoEssa tese é o resultado de uma pesquisa etnográfica desenvolvida com o Grupo Cultural Meninas de Sinhá entre os anos de 2018 e 2022 numa linha de pesquisa em Música e Cultura. Além de trabalho bibliográfico ou da realização de entrevistas, a observação participante foi uma ferramenta consistente para o contato aprofundado com nossas colaboradoras de pesquisa. O nosso objetivo foi investigar a prática musical do grupo tendo como foco os sentidos alcançados pela mesma, em diferentes esferas. Questões diretamente ligadas à saúde mental e à inclusão social foram naturalmente se impondo a partir do discurso e da prática musical. Temas como racismo, machismo, classismo e etarismo dialogaram intimamente com nossa pesquisa haja vista o Grupo Cultural Meninas de Sinhá ser composto por mulheres, com faixa etária superior a sessenta anos, em sua maioria negras e moradoras de um bairro pauperizado de Belo Horizonte. Além do objetivo atinente à investigação da prática musical, partimos do pressuposto da existência de uma rede colaborativa em torno do grupo e parte de nossa pesquisa foi destinada a desvelar a dinâmica dessa rede, sua constituição e sua conformação através do tempo. Constatamos tratar-se de uma rede heterogênea, que, num recorte diacrônico, ora se apresenta mais robusta, ora mais rarefeita. Tal rede se fez presente e foi de suma importância não só durante toda a trajetória do grupo (que em 2022 completa 26 anos de existência) como também durante a pandemia que nos atravessou entre 2020 e 2021 em seu momento mais crítico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMeninas de Sinhápt_BR
dc.subjectPrática Musicalpt_BR
dc.subjectRede Colaborativapt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subject.otherEtnomusicologiapt_BR
dc.subject.otherPrática musicalpt_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherIntegração socialpt_BR
dc.titleMeninas de Sinhá: tramas e urdiduras das práticas musicais em diálogo com a saúde mental e a inclusão socialpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final - com ficha catalográfica.pdf35.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons