Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46731
Tipo: Dissertação
Título: A participação da crianças no cotidiano da educação infantil: a experiência da escola Carlos Drummond de Andrade - contagem - mg
Autor(es): Marcia Aparecida Gomes Campos
primer Tutor: Levindo Diniz Carvalho
Segundo Tutor: Sandro Vinicius Sales dos Santos
primer miembro del tribunal : Isabel de Oliveira e Silva
Segundo miembro del tribunal: Mônica Correia Baptista
Resumen: O objetivo desta pesquisa é analisar, a partir das experiências vividas pelas crianças e do ponto de vista das professoras, os limites e as possibilidades da participação infantil no cotidiano na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal situada em Contagem, cidade pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Para alcançar o objetivo proposto no estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, configurada como estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: observação participante, gravação em vídeo e áudio, fotos das práticas e das rotinas das crianças, caderno de campo e grupo de discussão. A pesquisa fundamenta-se no Estudos da Infância (AGOSTINHO, 2016; CORSARO, 2009, CRUZ 2008; dentre outros/as) e nas Pedagogias Participativas (OLIVEIRA-FORMISINHO, 2013, dentre outros/as). O desenvolvimento desta pesquisa nos permitiu concluir que as crianças podem participar de distintas rotinas da Educação Infantil, tanto já instituídas pelo currículo, como em projetos e oficinas, quanto na alteração do planejamento previsto, o que revela a especificidade da docência com a criança pequena. Os dados apontam ainda para a necessidade de formação continuada das profissionais sobre a escuta e a participação infantil na construção das práticas educativas. A partir das análises aqui empreendidas, a pesquisa também gerou, como recurso educativo, uma revista voltada para as professoras da Educação Infantil do município de Contagem.
Abstract: The aim of this research is to analise limits and possibilites of chidren participaton in everyday life in Childhood Education, based on children´s experiences and teachers´ perspectives. The research was held a municipal public School in Contagem, in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. We did a qualitative research – case study - with: participant observation, video and audio record, photos of children´s routines and practices, field notes, and discussion group. The research is grounded in Childhood Studies (AGOSTINHO, 2016; CORSARO, 2009, CRUZ 2008) and Participative pedagogies (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2013). We concluded that the children can participate of different childhood education routines, those established in the curriculum, as well as in projects, workshops, and changes in the original plan. This shows the specificity of teaching young children. Data point out the need for teachers' in-service education on listening and children participation on building educational practices. Based on our analysis, this investigation led to the creation of a magazine for Childhood Education teachers in the city of Contagem.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46731
Fecha del documento: 17-feb-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL a experiência da Escola Carlos Drummond de Andrade - Contagem - MG.pdfDissertação de Metrado2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.