Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Levindo Diniz Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2558119331623515pt_BR
dc.contributor.advisor2Sandro Vinicius Sales dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0414048099090181pt_BR
dc.contributor.referee1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Mônica Correia Baptistapt_BR
dc.creatorMarcia Aparecida Gomes Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4148905106741154pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T11:01:28Z-
dc.date.available2022-10-31T11:01:28Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46731-
dc.description.abstractThe aim of this research is to analise limits and possibilites of chidren participaton in everyday life in Childhood Education, based on children´s experiences and teachers´ perspectives. The research was held a municipal public School in Contagem, in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. We did a qualitative research – case study - with: participant observation, video and audio record, photos of children´s routines and practices, field notes, and discussion group. The research is grounded in Childhood Studies (AGOSTINHO, 2016; CORSARO, 2009, CRUZ 2008) and Participative pedagogies (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2013). We concluded that the children can participate of different childhood education routines, those established in the curriculum, as well as in projects, workshops, and changes in the original plan. This shows the specificity of teaching young children. Data point out the need for teachers' in-service education on listening and children participation on building educational practices. Based on our analysis, this investigation led to the creation of a magazine for Childhood Education teachers in the city of Contagem.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar, a partir das experiências vividas pelas crianças e do ponto de vista das professoras, os limites e as possibilidades da participação infantil no cotidiano na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal situada em Contagem, cidade pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Para alcançar o objetivo proposto no estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, configurada como estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: observação participante, gravação em vídeo e áudio, fotos das práticas e das rotinas das crianças, caderno de campo e grupo de discussão. A pesquisa fundamenta-se no Estudos da Infância (AGOSTINHO, 2016; CORSARO, 2009, CRUZ 2008; dentre outros/as) e nas Pedagogias Participativas (OLIVEIRA-FORMISINHO, 2013, dentre outros/as). O desenvolvimento desta pesquisa nos permitiu concluir que as crianças podem participar de distintas rotinas da Educação Infantil, tanto já instituídas pelo currículo, como em projetos e oficinas, quanto na alteração do planejamento previsto, o que revela a especificidade da docência com a criança pequena. Os dados apontam ainda para a necessidade de formação continuada das profissionais sobre a escuta e a participação infantil na construção das práticas educativas. A partir das análises aqui empreendidas, a pesquisa também gerou, como recurso educativo, uma revista voltada para as professoras da Educação Infantil do município de Contagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectParticipação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA participação da crianças no cotidiano da educação infantil: a experiência da escola Carlos Drummond de Andrade - contagem - mgpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.