Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46745
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O entendimento de estratégia por estudantes de administração a partir de simulação de negócios
Título(s) alternativo(s): The understanding of strategy in a business simulation by students of administration
Autor(es): Uajará Pessoa Araújo
Laise Ferraz Correia
Mozar José de Brito
Hudson Fernandes Amaral
Resumo: A simulação de negócios é uma interessante técnica de aprendizagem experiencial empregada em cursos de administração, com intuito básico de aproximar teoria e prática, inclusive de conhecimentos de estratégia. A pesquisa investigou essa capacidade, como estudo de caso, abordando-a sob um ponto de vista mais construtivista, o que a distinguiu entre os trabalhos voltados à análise da efetividade de tais jogos empresariais. Impondo-se a coerência entre o seu propósito e a sua visão epistemológica da aprendizagem como um esforço mental e ao mesmo tempo social e pessoal, o trabalho teve como objetivo revelar quais seriam os conceitos de estratégia coligidos pelos alunos após sua vivência na disciplina Empresa Simulada. Foi usada como método a análise de conteúdo de textos que os alunos produziram ao longo da atividade. Os resultados, ao mesmo tempo em que evidenciaram as possibilidades de problemas de agência na disciplina, levaram os responsáveis pela pesquisa a concluir que os alunos constroem dimensões parciais de estratégia, intuídas como: construção em comum, administração de erros, curso de ação, intenção, path dependence e lições aprendidas, compondo-se ao final um possível discurso coletivo constituído de fragmentos individuais.
Abstract: The business simulation is an interesting tool for active experimental learning used in business courses in order to bring together theory and practice, comprising the knowledge of strategy. In this case study, we analyze this capability into a constructivist perspective, distinguishing our work from others that focus on the effectiveness of these business games. Once established the coherence between the study’s purpose and its epistemological approach of learning, taken as a mental effort that is at the same time social and personal, this paper attempted to reveal which concepts of strategy the students internalize after a business game course. We carried out a content analysis of the texts written by the students in their final exam. The results, while showing the possibilities of agency problems in the course, led the research team to conclude that students set partial dimensions of strategy, conceived as: mutual construction, management of errors, course of action, intention, path dependence and learned lessons, which were put together as a possible collective discourse built from individual fragments
Assunto: Negocios - Métodos de simulação
Administração - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.21529/RECADM.2017014
URI: http://hdl.handle.net/1843/46745
Data do documento: 2017
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
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