Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46745
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorUajará Pessoa Araújopt_BR
dc.creatorLaise Ferraz Correiapt_BR
dc.creatorMozar José de Britopt_BR
dc.creatorHudson Fernandes Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T15:38:59Z-
dc.date.available2022-10-31T15:38:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage171pt_BR
dc.citation.epage196pt_BR
dc.identifier.doi10.21529/RECADM.2017014pt_BR
dc.identifier.issn16777387pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46745-
dc.description.abstractThe business simulation is an interesting tool for active experimental learning used in business courses in order to bring together theory and practice, comprising the knowledge of strategy. In this case study, we analyze this capability into a constructivist perspective, distinguishing our work from others that focus on the effectiveness of these business games. Once established the coherence between the study’s purpose and its epistemological approach of learning, taken as a mental effort that is at the same time social and personal, this paper attempted to reveal which concepts of strategy the students internalize after a business game course. We carried out a content analysis of the texts written by the students in their final exam. The results, while showing the possibilities of agency problems in the course, led the research team to conclude that students set partial dimensions of strategy, conceived as: mutual construction, management of errors, course of action, intention, path dependence and learned lessons, which were put together as a possible collective discourse built from individual fragmentspt_BR
dc.description.resumoA simulação de negócios é uma interessante técnica de aprendizagem experiencial empregada em cursos de administração, com intuito básico de aproximar teoria e prática, inclusive de conhecimentos de estratégia. A pesquisa investigou essa capacidade, como estudo de caso, abordando-a sob um ponto de vista mais construtivista, o que a distinguiu entre os trabalhos voltados à análise da efetividade de tais jogos empresariais. Impondo-se a coerência entre o seu propósito e a sua visão epistemológica da aprendizagem como um esforço mental e ao mesmo tempo social e pessoal, o trabalho teve como objetivo revelar quais seriam os conceitos de estratégia coligidos pelos alunos após sua vivência na disciplina Empresa Simulada. Foi usada como método a análise de conteúdo de textos que os alunos produziram ao longo da atividade. Os resultados, ao mesmo tempo em que evidenciaram as possibilidades de problemas de agência na disciplina, levaram os responsáveis pela pesquisa a concluir que os alunos constroem dimensões parciais de estratégia, intuídas como: construção em comum, administração de erros, curso de ação, intenção, path dependence e lições aprendidas, compondo-se ao final um possível discurso coletivo constituído de fragmentos individuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Ciência Administrativapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Administraçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Estratégiapt_BR
dc.subjectSimulação de Negóciospt_BR
dc.subject.otherNegocios - Métodos de simulaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministração - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO entendimento de estratégia por estudantes de administração a partir de simulação de negóciospt_BR
dc.title.alternativeThe understanding of strategy in a business simulation by students of administrationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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