Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46755
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de um treino de habilidades pré-requisito para a aprendizagem da leitura em um programa computadorizado de ensino
Autor(es): Ariany Magalhães Leandro
Primeiro Orientador: Viviane Verdu Rico
Primeiro membro da banca : Julio Cesar Coelho de Rose
Segundo membro da banca: Edson Massayuki Huziwara
Resumo: As habilidades de leitura e escrita apresentam grande relevância para os indivíduos. No Brasil pesquisas mostram índices alarmantes de analfabetismo. Portanto, faz-se necessário o investimento em pesquisas que visem criar e aprimorar procedimentos de ensino eficazes para auxiliar na alfabetização de crianças com história de fracasso na aprendizagem da leitura. O programa “Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos”, é um software desenvolvido para o ensino da leitura utilizando o procedimento de escolha de acordo com o modelo (MTS), para estabelecer relações condicionais entre palavras faladas, imagens e palavras impressas. Além disso, utiliza os procedimentos de escolha de acordo com o modelo com resposta construída (CRMTS), para favorecer o controle pelas unidades mínimas na leitura, e de exclusão, para reduzir o número de erros. O “Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos” é constituído por quatro unidades de ensino, subdivididas em passos, envolvendo ensino de palavras, pré e pós-testes que avaliam a leitura das palavras ensinadas e de palavras novas. Embora o programa já seja utilizado em instituições de ensino, com sucesso, há a necessidade de aprimoramento do procedimento, visando tornar o aprendizado mais eficiente e motivador. A presente pesquisa investigou se o ensino de um conjunto de habilidades pré requisito, para o aprendizado da leitura e manuseio do programa, realizado antes da primeira unidade de ensino, favoreceria o aprendizado da leitura. Para tanto, doze alunos com dificuldade na aprendizagem de leitura, do 2º ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas de Belo Horizonte, foram divididos em dois grupos que diferiram quanto a realização ou não de um treino de habilidades anterior ao programa de ensino de leitura. O treino de habilidades envolveu as seguintes tarefas em sequência: MTS de identidade; MTS arbitrário auditivo visual; identificar começo e fim de figuras; treino de discriminação de posição de objetos e letras; cópia de palavras em tarefa de CRMTS; identificação da posição de sílabas em palavras. Comparou-se o desempenho das crianças em um teste das habilidades de leitura e escrita antes do treino de habilidades e após a execução da primeira unidade do programa de ensino. Comparou-se ainda o número de sessões para conclusão da Unidade I e o percentual de palavras novas lidas. Os resultados indicaram um desempenho semelhante entre os grupos. Alguns fatores relacionados aos participantes e ao procedimento podem ter afetado os resultados, sugerindo-se novos estudos. Sugere-se uma ampliação do treino de habilidades, uma vez que, a literatura aponta estas habilidades como facilitadoras do processo de alfabetização.
Assunto: Psicologia - Teses
Leitura - Teses
Aprendizagem - Teses
Crianças - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46755
Data do documento: 29-Fev-2016
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