Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Viviane Verdu Ricopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1772206576101173pt_BR
dc.contributor.referee1Julio Cesar Coelho de Rosept_BR
dc.contributor.referee2Edson Massayuki Huziwarapt_BR
dc.creatorAriany Magalhães Leandropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5411298915867215pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T17:20:52Z-
dc.date.available2022-10-31T17:20:52Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46755-
dc.description.resumoAs habilidades de leitura e escrita apresentam grande relevância para os indivíduos. No Brasil pesquisas mostram índices alarmantes de analfabetismo. Portanto, faz-se necessário o investimento em pesquisas que visem criar e aprimorar procedimentos de ensino eficazes para auxiliar na alfabetização de crianças com história de fracasso na aprendizagem da leitura. O programa “Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos”, é um software desenvolvido para o ensino da leitura utilizando o procedimento de escolha de acordo com o modelo (MTS), para estabelecer relações condicionais entre palavras faladas, imagens e palavras impressas. Além disso, utiliza os procedimentos de escolha de acordo com o modelo com resposta construída (CRMTS), para favorecer o controle pelas unidades mínimas na leitura, e de exclusão, para reduzir o número de erros. O “Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos” é constituído por quatro unidades de ensino, subdivididas em passos, envolvendo ensino de palavras, pré e pós-testes que avaliam a leitura das palavras ensinadas e de palavras novas. Embora o programa já seja utilizado em instituições de ensino, com sucesso, há a necessidade de aprimoramento do procedimento, visando tornar o aprendizado mais eficiente e motivador. A presente pesquisa investigou se o ensino de um conjunto de habilidades pré requisito, para o aprendizado da leitura e manuseio do programa, realizado antes da primeira unidade de ensino, favoreceria o aprendizado da leitura. Para tanto, doze alunos com dificuldade na aprendizagem de leitura, do 2º ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas de Belo Horizonte, foram divididos em dois grupos que diferiram quanto a realização ou não de um treino de habilidades anterior ao programa de ensino de leitura. O treino de habilidades envolveu as seguintes tarefas em sequência: MTS de identidade; MTS arbitrário auditivo visual; identificar começo e fim de figuras; treino de discriminação de posição de objetos e letras; cópia de palavras em tarefa de CRMTS; identificação da posição de sílabas em palavras. Comparou-se o desempenho das crianças em um teste das habilidades de leitura e escrita antes do treino de habilidades e após a execução da primeira unidade do programa de ensino. Comparou-se ainda o número de sessões para conclusão da Unidade I e o percentual de palavras novas lidas. Os resultados indicaram um desempenho semelhante entre os grupos. Alguns fatores relacionados aos participantes e ao procedimento podem ter afetado os resultados, sugerindo-se novos estudos. Sugere-se uma ampliação do treino de habilidades, uma vez que, a literatura aponta estas habilidades como facilitadoras do processo de alfabetização.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectEquivalência de estímulospt_BR
dc.subjectPré-requisitospt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherLeitura - Tesespt_BR
dc.subject.otherAprendizagem - Tesespt_BR
dc.subject.otherCrianças - Tesespt_BR
dc.titleAvaliação de um treino de habilidades pré-requisito para a aprendizagem da leitura em um programa computadorizado de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ariany - arquivobibliotecacentral.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.