Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46765
Type: Tese
Title: Diários, mapas e mediações : comunicação, cultura e resistência da juventude periférica
Authors: Daniela Abreu Matos
First Advisor: Regina Helena Alves da Silva
Abstract: Essa tese de doutoramento identifica o potencial de resistência de práticas culturais-comunicativas empreendidas por quatro (4) grupos juvenis a partir da análise dos materiais expressivos produzidos por eles, denominados Diários Criativos. Os grupos Art’Periférica, Jovens Realistas do Cotidiano, Trama dos Arteiros e Grupo Jovem Nova Geração são formados por adolescentes e jovens que expressam o seu pertencimento territorial à quatro localidades consideradas periféricas na dinâmica urbana da cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia. São elas: Pernambués, Alto do Cabrito, Marechal Rondon e Cosme de Farias. O problema de pesquisa se conforma enquanto uma reflexão sobre a dinâmica de interação entre esses sujeitos “jovens”, suas produções expressivas, seus contextos de inserção territorial e a forma como essa articulação implica em uma tomada de posição diante de outras discursividades operantes no contexto social. Essa tomada de posição é de natureza cultural, comunicacional e política. A abordagem metodológica é conseqüência dessa perspectiva de interdependência da relação entre contexto de produção e objeto expressivo, manifestada na opção pelo paradigma das mediações de Jesús Martin-Barbero e pela proposição do mapa-texto, a partir do tensionamento da escrita dos Diários com textos oficiais e midiáticos sobre a juventude e a periferia. Ao final do percurso investigativo, pode-se afirmar que os Diários evidenciam práticas resistentes capazes de desestabilizar padrões excludentes e preconceituosos que tentam fixar a juventude das periferias urbanas.
Abstract: This doctorate thesis identifies the resistance potencial of cultural-communicative practices undertaken by four (4) juvenile groups from the analysis of expressive materials producted by them named “Diários Criativos” (Creative Journals). The groups “Art’Periferia” (Art’Periphery), Jovens Realistas do Cotidiano (Daily realistic youth), Trama dos Arteiros (Art Makers Plot) e Grupo Jovem Nova Geração (New Generation youth group) are constituted by teenagers and young who express their territorial belonging to four locations which are considered peripheral in the city of Salvador, capital of Bahia State. Those peripheral areas are: Pernambués, Alto do Cabrito, Marechal Rondon and Cosme de Farias. The research conforms as a reflection about the interaction dynamics between those young subjects, their expressive productions, their territorial insertion contexts and the way this articulation implicates in a stance against others operant discourses in the social context.This stance is cultural, communicational and political. The methodological approach is consequence of that perspective of relational interdependence between the production context and the expressive object, expressed in the option for Jesús Martin-Barbero mediation paradigm, and for the map-text proposition, from the tensioning of the journals with official and mediatic texts about youth and periphery. At the end of the investigative route, it’s possible to assert that those Journals showed resistant practices capable of destabilize excludent and prejudiced patterns that try to determine the urban periphery youth.
Subject: Comunicação - Teses
Juventude - Teses
Mediação - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46765
Issue Date: 6-Jul-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Matos_Tese versão final.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.