Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46773
Tipo: Monografia (especialização)
Título: É possível associar os achados em ressonância magnética com a lombalgia crônica? uma revisão descritiva da literatura
Autor(es): Lívia Lage Martins
Primeiro Orientador: Fabrício Anício de Magalhães.
Resumo: A dor lombar (DL) é considerada um problema de saúde comum, afetando até 80% da população em algum momento da vida e está diretamente relacionada a elevados custos do sistema de saúde e sociais. A ressonância magnética (RM) tem por finalidade fornecer dados anatômicos sobre o local da dor, porém sua importância no tratamento não é clara e é controversa, uma vez que não se sabe quais detalhes anatômicos são relevantes e quais achados podem manifestar-se clinicamente. O presente estudo teve como objetivo verificar se é possível associar os achados em RM com a lombalgia crônica por meio de uma revisão descritiva da literatura. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Medline, PEDro, SciELO, Cochrane, Lilacs e Google Acadêmico utilizando periódicos publicados nos últimos 15 anos. Os dados dos estudos foram analisados e separados em três grupos, sendo eles em relação a alterações no nervo e disco, alterações vertebrais e malignidade, a partir disso foram realizados os testes e Tabulação 2x2 e Qui-quadrado de Pearson e os resultados demonstram que não há associação entre lombalgia e achados positivos da RM e que tem muitos casos negativos de lombalgia onde não tem alterações na RM. Desta forma, a presente revisão descritiva da literatura não encontrou elementos suficientes capazes de associar os achados em RM com DL, e na maioria das vezes, pacientes e profissionais envolvidos no tratamento da DL, podem interpretar erroneamente anormalidades não relacionadas como indicativas de um diagnóstico mais específico ou grave.
Assunto: Lombalgia
Dor lombar
Fisioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46773
Data do documento: 21-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LiviaLage_TCC.pdf882.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.