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Tipo: Artigo de Evento
Título: O caráter público na comunicação da constituição da programação das rádios universitárias públicas
Autor(es): Rafael Ferreira Medeiros
Nísio Antônio Teixeira Ferreira
Resumen: Este trabalho se desdobra de uma pesquisa que analisou as programações das rádios UFMG Educativa e UFOP Educativa com o objetivo de identificar as características dos modelos de programação das rádios universitárias públicas. A programação das rádios educativas vem sendo construída desde o início da radiodifusão no Brasil, considerando que as emissoras pioneiras já tinham uma visão de que a radiodifusão deveria ser propagadora de educação e cultura. As emissoras vinculadas a universidades federais têm uma história de mais de 60 anos e constituem um universo representativo de 28 rádios que, enquanto públicas e educativas, incorporam as características dessa construção e adicionam seus aspectos próprios, que as particularizam dentro do universo das rádios públicas: o espaço universitário (plural, democrático e abrangente), a divulgação da produção universitária, refletindo seu lugar privilegiado para divulgação científica, e a noção de que são espaços de formação complementar. Esses aspectos são fundantes para a constituição dos modelos de programação e de produção de conteúdo das rádios universitárias públicas. Assim, a proposta é articular esses aspectos característicos com a noção precípua de que as emissoras devem se orientar também pela percepção de seu caráter público e a partir dessa confluência estabelecer suas programações.
Asunto: Rádios Universitárias
Comunicação Pública
Programação Radiofônica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46778
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.unesc.net/congressoeducacao/article/view/4529/4141
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso ibero-americano de humanidades, ciências e educação: perspectivas contemporâneas
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