Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46808
Type: Tese
Title: “A gente precisa ter um olhar mais atento, porque é a nossa escola, né? [...] e quem tem o conhecimento somos nós”: currículo e práticas educativas no Ensino Médio da Escola Pataxó de Barra Velha (BA)
Other Titles: Wee need to be more careful, because it is our school, right? […] and we are the ones with knowledge”: curriculum and educational practices in pataxó high school in Barra Velha (BA)
Authors: Danielle Alves Martins
First Advisor: Vanessa Sena Tomaz
Abstract: Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo geral compreender as práticas educativas que fundamentam o currículo do Ensino Médio da Escola Indígena Pataxó de Barra Velha. Situa-se nos estudos sobre educação e currículo interculturais, alinhados à chamada pedagogia crítica, ampliados pelos estudos organizados sob o título de decoloniais. Os participantes são professores indígenas Pataxó de Barra Velha e estudantes do curso Fiei-Matemática também desse Território Indígena. Trata-se de uma pesquisa em que se busca pesquisar com os indígenas e não sobre eles, na perspectiva de uma pesquisa engajada com as lutas do povo Pataxó. O material empírico foi construído basicamente em ambiente virtual com mediação tecnológica digital, devido à pandemia de Covid-19, utilizando plataformas de videoconferência, aplicativos on-line (WhatsApp, Facebook) e correio eletrônico. Esse material foi composto pelos encontros virtuais de elaboração do currículo; pela participação, também virtual, em projetos de extensão desenvolvidos no Fiei e em aulas do Fiei; por entrevistas e por mensagens em aplicativos on-line. Foram utilizados como procedimentos para produção e registro do material de pesquisa: caderno de campo, gravação em vídeo e entrevista semiestruturada. À luz das abordagens teóricas, analisamos as práticas educativas que fundamentam o currículo do Ensino Médio da Escola Indígena Pataxó de Barra Velha, incluindo aquelas vivenciadas na comunidade, quando o espaço da escola está rompido devido à pandemia, e a relação dessas práticas com a formação inicial dos professores Pataxó no Fiei. Identificamos que o curso Fiei possibilitou aos professores Pataxó experiências formativas que lhes permitiram não só assumir o lugar de professores no Ensino Médio, como também colocar em prática aprendizados a partir de uma melhor compreensão do que seria a tão almejada educação intercultural. Um desses aprendizados foi a metodologia do Calendário Sociocultural, que permite descrever as práticas educativas que ocorrem no território nos diferentes tempos da vida Pataxó e são relevantes para o povo, porque perpassam as relações da comunidade Pataxó com o cotidiano, a natureza, a terra, o mar, a lua. Essas práticas expressam a ancestralidade Pataxó, ao mesmo tempo em que possibilitam que os professores indígenas busquem uma articulação entre o mundo tradicional indígena e o mundo científico/escolar ocidental. O curso Fiei, nesse sentido, deu espaço para que os professores praticassem sua cultura, o que provavelmente contribuiu para que, a partir do trabalho com o Calendário, o Ritual da Lua Cheia fosse revitalizado na comunidade por meio da escola. A análise da elaboração do currículo também mostrou que a prática educativa que fundamenta o trabalho pedagógico no Ensino Médio é o Ritual da Lua Cheia, eixo central das práticas estruturadas por meio do Calendário Sociocultural, configurando um currículo intercultural. Essa elaboração do currículo é marcada por colonialidades, a partir das relações que são estabelecidas entre diferentes racionalidades que se colocam em disputa: a lógica ocidental de educação – capitalista neoliberal – versus a educação ancestral. Por isso, podemos dizer que não há como elaborar um currículo, mesmo que intercultural, sem desconsiderar as tensões e a permanência de subalternidades. Ao mesmo tempo, concluímos que compreender as práticas educativas Pataxó é parte da compreensão de como se pode produzir um currículo intercultural que se configure um espaço de luta pela garantia de uma escola indígena com valores ancorados nas vivências da comunidade indígena, ou seja, indígena, específica, diferenciada e intercultural.
Abstract: The main aim of this doctoral research is to understand the educational practices that ground the curriculum of the Pataxó Indigenous High School in Barra Velha, Bahia, Brazil. It is situated amidst intercultural education and curriculum studies, aligned with the so-called critical pedagogy, broadened by the studies under the umbrella of decolonization. The participants are Indigenous Pataxó teachers from Barra Velha and students of Fiei-Matemática undergraduate course from the same territory. It is a qualitative research seeking to research with the Indigenous and not only about them, in a research engaged with the fights of Pataxó people. The empirical material was mainly collected virtually, mediated by digital technology, due to the Covid-19 pandemic, using platforms of video conference, online apps (WhatsApp, Facebook), and email. The material entails virtual meetings to create the curriculum; virtual participation in Fiei outreach projects and classes; and online interviews and messages. To produce and record research material, we used: field notes, video recording, and semi structured interviews. In light of the theoretical approaches, we analyzed the educational practices that ground the curriculum of Pataxó High School in Barra Velha, including those experienced in the community, when the school space was closed due to the pandemic, and the relation of these practices with pre-service Pataxó teachers in Fiei. We have seen that Fiei allowed Pataxó teachers to have formative experiences that made them not only assume the role of high school teachers, but also enact knowledge based on a better understanding of intercultural education. One of these strategies was the methodology of Sociocultural Calendar which allows the description of educational practices in the territory during different times of Pataxó life and which are relevant to this people, permeating the relation of Pataxó community with the everyday life, nature, land, sea, and the moon. These practices express Pataxó ancestry, while enabling Indigenous teachers to seek an articulation between traditional Indigenous world and Western scientific/school world. In this sense, Fiei opened space for teachers to practice their culture, which has probably contributed to revitalize the Full Moon Ritual in the community via school, based on the work with the Calendar. The analysis of the curriculum creation has also shown that the education practice guiding the pedagogical work in high school is the Full Moon Ritual, the central axis of structured practices through the Sociocultural Calendar, establishing an intercultural curriculum. The curriculum creation is marked by colonialism, from the relations established between the different rationalities in dispute: the Western logic of education – neoliberal capitalism – versus the ancestral education. Therefore, we can affirm that we cannot create a curriculum, even if intercultural, without considering the tensions and continuation of subalternities. At the same time, we concluded that understanding Pataxó educational practices is also understanding how to produce an intercultural curriculum established in a space of fights to guarantee an Indigenous school anchored on community values, that is, Indigenous, specific, distinguished, and intercultural.
Subject: Educação
Índios - Educação
Índios Pataxó - Educação
Educação Intercultural
Professores indígenas - Prática de ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46808
Issue Date: 3-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseCompleta_DanielleAlvesMartins_VersãoFinal_.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.