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Tipo: Tese
Título: REDE DE COLABORAÇÃO ACADÊMICA: Um estudo de caso das redes intraorganizacionais em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da UFMG
Autor(es): Maria Gabriela de Cassia Miranda
primer Tutor: Plínio Rafael Reis Monteiro
primer Co-tutor: Silvana Alves da Silva
primer miembro del tribunal : Jonathan Simões Freitas
Segundo miembro del tribunal: Daniel Paulino Teixeira Lopes
Tercer miembro del tribunal: Luciana Paula Reis
Cuarto miembro del tribunal: Márcia Siqueira Rapini
Quinto miembro del tribunal: Jefferson Lopes La Falce
Resumen: A demanda por conhecimentos que facilitem as atividades cotidianas estimula o desenvolvimento científico e as mudanças sociais. Sabe-se que, em países de economia em desenvolvimento, as Universidades e as Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) têm papel preponderante no fomento de relações colaborativas entre os agentes de inovação e a sociedade, visando detectar as oportunidades de desenvolvimento tecnológico e científico e maior alcance acadêmico e social. Deste modo, este estudo buscou analisar como as configurações das redes de colaboração em pesquisa científica promovidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) influenciam o desempenho e o alcance de resultados científicos pelos projetos de P,D&I. Os dados foram coletados por meio de um survey, com metodologia de redes sociais e escalas LIKERT, aplicado a 111 pesquisadores e colaboradores em cinco projetos da instituição. As metodologias utilizadas para análise dos dados foram a de Análise de Redes Sociais (ARS) e de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). As análises apontam que a facilidade de acesso, a conectividade da rede e o contato entre os indivíduos envolvidos no projeto aumentam o desempenho do projeto pela percepção dos indivíduos em ganho de benefícios pessoais e profissionais, mas, ao mesmo tempo, reduzem os resultados em publicações científicas. Essas evidências sinalizam a necessidade de construção de estratégias de socialização que sejam direcionadas para a identificação das expertises dos integrantes dos projetos, de modo a reforçar a confiança entre eles e os ganhos individuais, o que permite fortalecer as parcerias em prol de benefícios mútuos.
Abstract: The demand for knowledge that facilitates daily activities stimulates scientific development and social changes. In developing economies, Universities and Scientific and Technological Research Institutions (ICTs) are predominant in fostering collaborative relationships between innovation agents and society, aiming to detect opportunities for technological and scientific development and greater academic and Social. Thus, this study sought to analyze how the configurations of collaboration networks in scientific research promoted by the Federal University of Minas Gerais (UFMG) influence the performance and the achievement of scientific results by R, D & I projects. The data were collected by survey, social network analysis and LIKERT scales, applied to 113 researchers and collaborators in five projects of the institution. The methodology used for data analysis was Social Network Analysis (ARS) and Structural Equation Modeling (MEE). The analyzes show that the ease of access, the network connectivity and the contact between the individuals involved in the project increase the performance of the project by the perception of individuals in gaining personal and professional benefits, but, at the same time, reduce the results in publications scientific. This evidence points to the need to build socialization strategies that are aimed at identifying the expertise of project members, in order to reinforce trust between them and individual gains, which allows strengthening partnerships for mutual benefits.
Asunto: Ensino superior
Efeito de inovações
Inovações tecnológicas
Redes de relações sociais
Pesquisadores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46830
Fecha del documento: 27-ene-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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