Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Plínio Rafael Reis Monteiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9153662205565773pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silvana Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Jonathan Simões Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2Daniel Paulino Teixeira Lopespt_BR
dc.contributor.referee3Luciana Paula Reispt_BR
dc.contributor.referee4Márcia Siqueira Rapinipt_BR
dc.contributor.referee5Jefferson Lopes La Falcept_BR
dc.creatorMaria Gabriela de Cassia Mirandapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9307113126516652pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T19:13:46Z-
dc.date.available2022-11-01T19:13:46Z-
dc.date.issued2021-01-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46830-
dc.description.abstractThe demand for knowledge that facilitates daily activities stimulates scientific development and social changes. In developing economies, Universities and Scientific and Technological Research Institutions (ICTs) are predominant in fostering collaborative relationships between innovation agents and society, aiming to detect opportunities for technological and scientific development and greater academic and Social. Thus, this study sought to analyze how the configurations of collaboration networks in scientific research promoted by the Federal University of Minas Gerais (UFMG) influence the performance and the achievement of scientific results by R, D & I projects. The data were collected by survey, social network analysis and LIKERT scales, applied to 113 researchers and collaborators in five projects of the institution. The methodology used for data analysis was Social Network Analysis (ARS) and Structural Equation Modeling (MEE). The analyzes show that the ease of access, the network connectivity and the contact between the individuals involved in the project increase the performance of the project by the perception of individuals in gaining personal and professional benefits, but, at the same time, reduce the results in publications scientific. This evidence points to the need to build socialization strategies that are aimed at identifying the expertise of project members, in order to reinforce trust between them and individual gains, which allows strengthening partnerships for mutual benefits.pt_BR
dc.description.resumoA demanda por conhecimentos que facilitem as atividades cotidianas estimula o desenvolvimento científico e as mudanças sociais. Sabe-se que, em países de economia em desenvolvimento, as Universidades e as Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) têm papel preponderante no fomento de relações colaborativas entre os agentes de inovação e a sociedade, visando detectar as oportunidades de desenvolvimento tecnológico e científico e maior alcance acadêmico e social. Deste modo, este estudo buscou analisar como as configurações das redes de colaboração em pesquisa científica promovidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) influenciam o desempenho e o alcance de resultados científicos pelos projetos de P,D&I. Os dados foram coletados por meio de um survey, com metodologia de redes sociais e escalas LIKERT, aplicado a 111 pesquisadores e colaboradores em cinco projetos da instituição. As metodologias utilizadas para análise dos dados foram a de Análise de Redes Sociais (ARS) e de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). As análises apontam que a facilidade de acesso, a conectividade da rede e o contato entre os indivíduos envolvidos no projeto aumentam o desempenho do projeto pela percepção dos indivíduos em ganho de benefícios pessoais e profissionais, mas, ao mesmo tempo, reduzem os resultados em publicações científicas. Essas evidências sinalizam a necessidade de construção de estratégias de socialização que sejam direcionadas para a identificação das expertises dos integrantes dos projetos, de modo a reforçar a confiança entre eles e os ganhos individuais, o que permite fortalecer as parcerias em prol de benefícios mútuos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectRedes de colaboraçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectProjetos de P,D&ipt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherEfeito de inovaçõespt_BR
dc.subject.otherInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherRedes de relações sociaispt_BR
dc.subject.otherPesquisadorespt_BR
dc.titleREDE DE COLABORAÇÃO ACADÊMICA: Um estudo de caso das redes intraorganizacionais em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da UFMGpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1086-7455pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Maria_Gabriela_de_Cassia_Miranda___.pdfREDE DE COLABORAÇÃO ACADÊMICA: Um estudo de caso das redes intraorganizacionais em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da UFMG3.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.