Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46926
Tipo: Tese
Título: Patrimônio cultural edificado e expografia: perspectivas, críticas e possibilidades em três museus da Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Built cultural heritage and expography: perspectives, critiques and possibilities in three museums in Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Autor(es): Juliana Prestes Ribeiro de Faria
primer Tutor: Marco Antônio Penido de Rezende
primer miembro del tribunal : Juliana Harumi Suzuki
Segundo miembro del tribunal: Letícia Julião
Tercer miembro del tribunal: Tito Flávio Rodrigues de Aguiar
Cuarto miembro del tribunal: Yacy-Ara Froner Gonçalves
Resumen: As instituições museológicas insurgem no século XIX imbuídas de uma vocação pedagógica orientada pelo crescente nacionalismo europeu, e chegam ao século XXI reconceituadas, a fim de atender aos anseios da sociedade de consumo. A intensificação do processo de musealização de tudo que é tangível e intangível, os distintos modos de exposição e comunicação, que pretendem oferecer maior proximidade e diálogo com o público, e a subordinação da arquitetura histórica à expografia, decorrem dessas transformações. As dimensões expográficas, arquitetônicas e urbanas dos museus com o público, com a cidade e com o edifício que o abriga estão imbricadas de maneira a oferecer sentido e significado. Diante disso, o objetivo desta tese é compreender como a arquitetura e sua espacialidade interferem na experiência dos visitantes nos museus; mais especificamente, se a intervenção arquitetônica e a instalação de cenários expositivos em edifícios históricos podem alterar a apreensão da sua própria historicidade, da sua arte e daquilo que simbolizam para a sociedade. O objeto de pesquisa é a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, um conjunto monumental de edifícios ecléticos palacianos localizados em um espaço urbano de forte apelo memorial de eventos políticos e sociais, que foram dispensados de suas funções administrativas originárias para dar lugar a uma superestrutura turístico-midiática; o que terminou por atribuir valores imponderáveis à arquitetura histórica da cidade. Nos edifícios das antigas secretarias de Estado da Fazenda, Educação, Defesa Social, museus sem acervo e centros culturais foram ali implantados, a despeito da simbologia e do programa espacial dessas preexistências, esgarçando os valores historiográficos que esses bens tangíveis efetivamente engendram e expressam. Parte-se da hipótese de que as transformações ocasionadas pela adaptação arquitetônica e pelas instalações expográficas, com a inserção de uma grande variedade de meios e recursos tecnológicos, acabaram relegando à arquitetura histórica o papel de mero suporte funcional, apesar de sua eloquência intrínseca. Para cada um desses edifícios, foi realizada uma pesquisa documental em seus respectivos dossiês de tombamento. Também foi empreendida uma análise dos projetos de restauração e de adaptação arquitetônica a fim de que fosse possível identificar as alterações na preexistência. As implicações dessas transformações na autenticidade da experiência daqueles que visitam esses espaços foram abordadas sob a ótica fenomenológica de Gaston Bachelard, tendo como preceito a ideia de que o museu é o lugar da imaginação material. Além disso, foram analisados criticamente os projetos expográficos segundo a tipologia da caixa preta do teatro, do cubo branco e dos cenários hiper-realistas, assim como o discurso imbricado neles, com a prerrogativa de que eles fossem espaços das experiências intersubjetivas. Entretanto, é predominante uma narrativa histórica oficial, sem abertura para a construção coletiva de significado, que prima pela tecnologia, estabelecendo espaços de salas com pouca iluminação, climatizadas e fechadas, que escondem, atrás de paredes, forros e pisos falsos, os elementos artísticos característicos do edifício e parte de sua preexistência histórica, que, na contemporaneidade, não pode ser mais percebida pelos visitantes.
Abstract: Museological institutions emerge in the 19th century, imbued with a pedagogical vocation guided by the growing European nationalism, and reach the 21st century reconceptualized, in order to meet the needs of the consumer society. The intensification of the musealization process of everything tangible and intangible, the different modes of exhibition and communication, which aim to offer greater proximity and dialogue with the public, and the subordination of historical architecture to expography, result from these transformations. The expographic, architectural and urban dimensions of museums with the public, with the city and with the building that houses it are intertwined in order to offer meaning and meaning. Therefore, the objective of this thesis is to understand how architecture and its spatiality influence the experience of visitors to museums. More specifically, if the architectural intervention and the installation of exhibition scenarios in historic buildings can change the apprehension of their own historicity, of their art and of what they symbolize for society. The object of research is Praça da Liberdade, in Belo Horizonte, a monumental set of eclectic palatial buildings located in an urban space with a strong memorial appeal of political and social events, which were released from their original administrative functions to make way for a superstructure tourist-media; which ended up attributing imponderable values to the city's historic architecture. In the buildings of the former State Departments of Finance, Education, Social Defense, museums without collections and cultural centers were installed there, despite the symbology and space program of these pre-existences, fraying the historiographical values that these tangible goods effectively engender and express. We start from the hypothesis that the transformations brought about by architectural adaptation and exhibition facilities, with the inclusion of a wide variety of means and technological resources, ended up relegating historical architecture to the role of a mere functional support, despite its intrinsic eloquence. For each of these buildings, a documentary research was carried out in their respective registration dossies. An analysis of the restoration and architectural adaptation projects was also undertaken in order to identify the changes in pre-existence. The implications of these transformations in the authenticity of the experience of those who visit these spaces were approached from the phenomenological perspective of Gaston Bachelard, and having as precept the idea that the museum is the place of material imagination. In addition, the expographic projects were critically analyzed according to the typology of the theater's black box, the white cube and hyper-realistic scenarios, as well as the discourse imbricated with them. And having the prerogative that they were spaces of intersubjective experiences. However, an official historical narrative is predominant, with no opening for the collective construction of meaning, which excels in technology and establishes room spaces with low lighting, air conditioned and closed. Hiding behind walls, ceilings and false floors, the characteristic artistic elements of the building and part of its historical pre-existence, which nowadays cannot be noticed by visitors anymore.
Asunto: Patrimônio cultural
Expografia
Museus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46926
Fecha del documento: 26-ago-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Patrimônio cultural edificado e expografia (2).pdf14.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons