Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46959
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Experiência de uma disciplina da odontologia da ufmg na formação transversal em acessibilidade e inclusão
Título(s) alternativo(s): Experience of a discipline of UFMG dentistry in cross - curricular training in acessibility and inclusion
Experiencia de una asignatura de odontología de la UFMG en la formación tranversal en accesibilidad e inclusión
Autor(es): Lia Silva Castilho
Ênio Lacerda Vilaça
Daniel Marques Leão
Laisa Dornelas Moreira
Bruno Pereira Dos Reis Santos
Danilo Rocha Dias
Resumo: Este estudo descreve como um projeto de extensão de atendimento odontológico ajudou a criar uma disciplina de Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão oferecida para toda a comunidade acadêmica de uma universidade. Este é um relato de experiência que analisa dados da plataforma Moodle e as diversas metodologias de ensino empregadas na disciplina. O trabalho junto a uma equipe multidisciplinar no projeto de extensão proporcionou embasamento para a proposição e a abordagem dos temas,já que pelos registros acadêmicos a formação das turmas é muito variada. Avivência junto aos alunos de outros cursos da Universidade Federal de Minas Gerais renova e atualiza a discussão sobre a saúde do deficiente. Como resultados,também se observou uma série de produções que estabelecem um diálogo entre extensão e ensino e que sãocapazes de preencher as diretrizes da extensão universitária de interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade de ensino/pesquisa/extensão, impacto na formação do estudante e transformação social
Abstract: Objective: To identify the prevalence of anxiety disorders among substance users at a Psychosocial Care Center for alcohol and drugs (CAPSad), with an emphasis on the severity of dependence.Methods: Crosssectional study with 60 users of a CAPSad. The Mini International Neuropsychiatric Interview(MINI) was used to assess the prevalence of anxiety disorders and the Addiction Severity Index(ASI) scale to assess the severity of addiction.Descriptive statistics and comparison tests were performed (p <0.05). The study was approved by the Research Ethics Committee. Results: The participants were mostly men, with an average age of 38 years. Most of them identified cocaine/crack as the main substance that motivatedthem to seek treatment. The prevalence of current anxiety disorders was 50%, with panic and generalized anxiety disorders being the most prevalent with 31.7% and 28.3% respectively. Participants with anxiety disorders showed greater severity of dependency, especially in the psychiatric, alcohol and familysocialproblems. Conclusion: The prevalence of anxiety disorders is high in users of substances being treated and is related to greater severity of dependence. Studies are needed to enable a more detailed analysis of this type of comorbidity
Assunto: Comunicação Interdisciplinar
Práticas Interdisciplinares
Educação Interprofissional
Saúde da pessoa com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA
FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.35699/2237-5864.2020.23856
URI: http://hdl.handle.net/1843/46959
Data do documento: 9-Dez-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/23856
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Docencia do Ensino Superior
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