Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47021
Tipo: Dissertação
Título: Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
Autor(es): Daniel Augusto de Matos Assunção
primer Tutor: Rafael Conde de Resende
primer miembro del tribunal : Jenny González Muñoz
Segundo miembro del tribunal: Ana Lúcia Menezes de Andrade
Tercer miembro del tribunal: Leonardo Álvares Vidigal
Resumen: O objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras.
Abstract: This thesis aims to understand how the domestic workers were framed in the brazilian comedies, specially in the chanchadas and neochanchadas. To achieve this goal, this thesis is divided in three different and complementary chapters. In the first chapter we have done a bibliographic revision about the domestic work’s origins and consolidation, understanding the gender, race and social aspects of it. In the second chapter another bibliographic revision was done, about the chanchadas, a specific brazilian genre and its impact in brazilian industry and production cycles. For the third and final chapter two movies were chosen as the thesis’ main subject, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula. They were deeply analysed through categories created for this research, aiming to understand how the domestic workers were framed and portrayed, with specific patterns and how these imagens influenced other productions.
Asunto: Comédias cinematográficas - Brasil
Empregados domésticos
Mulheres no cinema
Classes sociais no cinema
Cinema brasileiro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47021
Fecha del documento: 23-mar-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Daniel Augusto de Matos Assunção (VERSÃO FINAL E CORRIGIDA) (3).pdf19.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.