Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rafael Conde de Resendept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600990603899570pt_BR
dc.contributor.referee1Jenny González Muñozpt_BR
dc.contributor.referee2Ana Lúcia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee3Leonardo Álvares Vidigalpt_BR
dc.creatorDaniel Augusto de Matos Assunçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6081649412698107pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T14:52:00Z-
dc.date.available2022-11-08T14:52:00Z-
dc.date.issued2020-03-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47021-
dc.description.abstractThis thesis aims to understand how the domestic workers were framed in the brazilian comedies, specially in the chanchadas and neochanchadas. To achieve this goal, this thesis is divided in three different and complementary chapters. In the first chapter we have done a bibliographic revision about the domestic work’s origins and consolidation, understanding the gender, race and social aspects of it. In the second chapter another bibliographic revision was done, about the chanchadas, a specific brazilian genre and its impact in brazilian industry and production cycles. For the third and final chapter two movies were chosen as the thesis’ main subject, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula. They were deeply analysed through categories created for this research, aiming to understand how the domestic workers were framed and portrayed, with specific patterns and how these imagens influenced other productions.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectCinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.subjectChanchadaspt_BR
dc.subjectNeochanchadaspt_BR
dc.subjectEmpregadas domésticaspt_BR
dc.subjectTrabalho doméstico remuneradopt_BR
dc.subject.otherComédias cinematográficas - Brasilpt_BR
dc.subject.otherEmpregados domésticospt_BR
dc.subject.otherMulheres no cinemapt_BR
dc.subject.otherClasses sociais no cinemapt_BR
dc.subject.otherCinema brasileiropt_BR
dc.titleElas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Daniel Augusto de Matos Assunção (VERSÃO FINAL E CORRIGIDA) (3).pdf19.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.