Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47041
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | As vozes dos egressos de pedagogia de uma IES pública federal: entre as políticas e a formação de pedagogos |
Authors: | Célia Maria Fernandes Nunes Regina Magna Bonifácio Araújo Nilzilene Imaculada Lucindo |
Abstract: | O curso de Pedagogia e suas diferentes formas de organização, ditadas pelas políticas, têm sido objeto de estudos no campo educacional. Este artigo tem como objetivo problematizar o curso de Pedagogia ao longo de sua história, a formação do pedagogo e as condições de atuação dos seus egressos. O caminho trilhado começou com a investigação do que é ser pedagogo e do impacto das Diretrizes Curriculares de 2006, na formação desse profissional e, encerra discutindo a trajetória e o lugar profissional dos egressos do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada. Em relação às abordagens teóricas, o texto examina as contribuições de diferentes teóricos, estudiosos do papel do pedagogo na sociedade e na educação. Os dados obtidos mostraram que os alunos egressos se sentem seguros para o exercício da docência. A grande maioria está satisfeita com o curso e pretendem dar continuidade aos estudos na área educacional. Eles percebem ao mesmo tempo a importância do pedagogo para a sociedade e a sua desvalorização social, mas mantêm a esperança de que podem fazer a diferença e contribuir para uma mudança positiva na educação. A reflexão busca apontar os desafios e as possibilidades do curso de Pedagogia, compreendendo a importância de conhecermos a realidade vivida pelos egressos desses cursos. |
Subject: | Professores - Formação Educação - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.5747/ch.2019.v16.n1.h399 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47041 |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2494 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Colloquium Humanarum |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_As vozes dos egressos de pedagogia de uma ies pública federal entre as políticas e a formação de pedagogos.pdf | 478.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.