Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47042
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pedagogos da SRE-OP: Desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais
Autor(es): Nilzilene Imaculada Lucindo
Regina Magna Bonifácio de Araújo
Resumen: Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que buscou conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O estudo, de abordagem qualitativa, privilegiou a pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por questionário e entrevista e tratados pela análise de conteúdo. Identificamos que a escolha pela Pedagogia teve influência do curso de Magistério e que esses pedagogos são os especialistas de educação que se formaram na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso estava estruturado por habilitações. A formação inicial teve cunho mais teórico que prático, com pouco incentivo à pesquisa e, quanto à formação continuada, os pedagogos hoje se formam participando de cursos, congressos, pesquisando, trocando experiências com outros profissionais e participam, também, das formações ofertadas aos docentes, pois não há uma formação específica para esses sujeitos.
Asunto: Professores - Formação
Professores - Ouro Preto (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.24934/eef.v22i36.2709
URI: http://hdl.handle.net/1843/47042
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2709
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em Foco
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2019_Pedagogos da sre-op desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais.pdf772.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.