Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47046
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Museu: um campo de inserção profissional do pedagogo? O que pensam os licenciandos de pedagogia
Autor(es): Nilzilene Imaculada Lucindo
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de uma ação de extensão desenvolvida em um museu. A investigação de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo que contou com a participação de 117 licenciandos de Pedagogia e procurou responder, a partir de um questionário, às questões: Que conceito de museu os licenciandos possuem? O museu é um espaço educativo? Há espaço de trabalho para o pedagogo no museu? Que atribuições o pedagogo desenvolveria no museu? Essa ação de extensão é relevante para o processo formativo dos licenciandos? Os resultados revelaram que para 99,1% dos licenciandos o museu se constitui um espaço educativo e de atuação do pedagogo. Os participantes ressaltaram as atribuições que caberiam ao pedagogo nesse espaço e destacaram que participar dessa ação extensionista foi relevante para o seu processo formativo por propiciar uma nova compreensão a respeito do museu e por ampliar sua visão acerca do campo de atuação profissional do pedagogo.
Assunto: Museus - Aspectos educacionais
Pedagogos - Prática profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47046
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1453
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Formação Docente
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