Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47103
Type: Artigo de Evento
Title: Laboratório STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática)
Authors: Ana Cristina Ribeiro Vaz
Maria Teresa Mendes Pereira
Isabela Giovana de Oliveira
Joao Vitor de Paiva Santos Silva
Samuel Ferreira Alves Filho
Abstract: O presente Projeto de Pesquisa foi desenvolvido por um grupo de alunos do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) participantes da Disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) Laboratório Investigativo, todos do Terceiro Ciclo de Formação Humana. Sob a orientação da monitora do Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, Maria Teresa Mendes Pereira (graduanda do Curso de Ciências Biológicas) e supervisão da Professora Ana Cristina Ribeiro Vaz do CP/EBAP/UFMG. Esse GTD é pensado a partir da metodologia STEAM, que visa ensinar através da integração da criatividade e da racionalidade na resolução de problemas, através de uma abordagem holística, que busca a transdisciplinaridade entre ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Durante os encontros os estudantes eram estimulados a observar, investigar, descobrir, conectar e refletir, de maneira coletiva, lidando com práticas interpessoais para resolução de problemas complexos que envolviam a realidade. Em cada encontro foram desenvolvidos projetos diferentes que envolviam as disciplinas do STEAM, os temas e atividades realizados foram pensados em discussões da turma, nas quais eram levantados problemas, principalmente observados dentro do Centro Pedagógico, sendo eles sociais ou de conteúdos de interesse. Algumas das práticas foram: a construção de um foguete de vinagre e bicarbonato, a construção de uma montanha russa de rolos de papel higiênico, a construção de uma torre de balde que transporta alimentos, além de aviões de papel, pilha de batata, sequências de Fibonacci e práticas teatrais que envolvessem problemas sociais. Cada uma dessas práticas ocorreu em tempos delimitados dos encontros e resultaram em relatórios escritos pelos alunos, que relacionaram a prática do desenvolvimento daquela atividade com as cinco disciplinas do STEAM. Observou-se que a utilização dessa metodologia ampliou o modo de pensar e relacionar conteúdos dos estudantes participantes o que favoreceu aos que não conseguem se enquadrar em métodos convencionais de ensino. Além de estimular principalmente o raciocínio lógico, tridimensional e manual dos alunos aportando inovação e criatividade no processo de ensino e de aprendizagem, aspectos de vital importância para formar o cidadão pleno.
Subject: Educação
Criatividade
Artes
Ciências
Tecnologia
Matemática
Engenharia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47103
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/
metadata.dc.relation.ispartof: Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas
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