Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47110
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Como interpretar um artigo científico?
Título(s) alternativo(s): How to read a scientific article?
Autor(es): Marcos Roberto de Sousa
Gláucia Fernandes Cota
Resumo: Há pouco mais de 20 anos, uma guinada em direção à evidência redirecionou a lógica do pensar e agir e vem desde entao orientando a formação profissional e a conduta médicas. Os residentes e especializandos em medicina nestes anos, ávidos por evidências e diretrizes, procuram a objetividade mais do que nunca. Porém, encontram dificuldades em separar boas informações em uma literatura muito extensa. Uma análise da base SCOPUS mostrou que, entre 1997 e 2007, o número de artigos/ano de revistas da área cardiovascular indexados aumentou 57% e o número de revistas cresceu 75%, chegando a 222 jornais e 164.377 artigos publicados no período. Destes, 15,6% não receberam nenhuma citação após serem publicados e 46% receberam menos de 5 citações em 5 anos. Portanto, 60% da produção publicada nesta base no período não foi relevante, de acordo com este critério que avalia a utilização da informação produzida.1 Uma análise de 3271 recomendações de 19 diretrizes americanas publicadas em 2013 mostrou que 50% delas, embora classificadas como fortemente indicadas, eram baseadas em evidências fracas ou advinham de consenso de experts e menos de 10% eram sustentadas por evidência de alta qualidade.2 Na mesma linha, avaliação de 461 metanálises revelou que de um quarto a um terço delas tinha resultados falso-positivos ou exagerados.3 Diante disso, como interpretar um artigo científico? Para tentar responder à pergunta, propomos uma perspectiva filosófica, uma análise crítica sistematizada geral e específica e, por fim, a aplicação do pensamento Bayesiano. É muito importante que o leitor tente formar uma opiniao própria que pode ser diferente das conclusões do autor do artigo, à luz de sua formação e conhecimentos prévios. Para uma análise crítica das informações apresentadas, um roteiro organizado para avaliação da qualidade e quantificação dos resultados de uma pesquisa pode ser instrumento útil. A formação básica de um aluno ou especializando passa primeiro pelo seu curso, suas experiências e pela leitura de livros-texto. Considere que os artigos são uma atualização e não uma fonte primária de formação.
Assunto: Medicina - Estatísticas
Medicina - Pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5935/2238-3182.20160081
URI: http://hdl.handle.net/1843/47110
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2061
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
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