Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47134
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil
Título(s) alternativo(s): Marketing mix analysis of passenger transport services through Mobile devices in Brazil
Autor(es): Natália Sheila Cardoso de Siqueira
Juliana Maria Magalhães Christino
Resumo: O presente artigo procura avaliar a importância dos elementos do mix de marketing de serviços para aquisição de vantagem competitiva de empresas atuantes ou iniciantes no setor de e-hailing. O setor de e-hailing refere-se a todo serviço de transporte de passageiros prestados por intermédio de aplicativos. Visando atingir tal objetivo, o artigo foi elaborado através de pesquisa descritiva, o método utilizado foi estudo de casos múltiplos e osprocedimentos de pesquisa empregados foram análise documental e bibliográfica. A coleta e análise de dados foram realizadas pelos pesquisadores através da técnica de observação estruturada dos sete elementos do marketing de serviços utilizados pelas três empresas mais difundidas no território brasileiro. Os autores evidenciaram que no setor de e-hailing, os elementos de marketing melhores desenvolvidos pelas empresas analisadas são: serviço, preço, promoção, processos e pessoas. O resultado da pesquisa orienta gestores e grupos empresariais do setor de e-hailing sobre como os elementos de marketing de serviços devem ser tratados a fim de alcançar vantagem competitiva.
Abstract: This article seeks to evaluate the importance of mix elements of services marketing for competitive advantage acquisition of operating companies or startups in the e-hailing sector. The e-hailing sector refers to all passenger service provided by application through. In order to achieve this goal, the article was prepared by descriptive research, the method used was multiple case study and research procedures used were documental and bibliographical analysis. The collection and analysis of data was carried out by researchers through structured observation technique of the seven service marketing elements used by the three most widespread companies in Brazil. The authors showed that in the e-hailing sector, the best marketing elements developed by the companies analyzed are: service, price, promotion, processes and people. The search result guides managers and business groups in the e-hailing sector on how the elements of marketing services should be treated in order to achieve competitive advantage.
Assunto: Transporte - Trânsito de passageiros
Aplicativos móveis
Marketing de serviços
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47134
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4295/1992
metadata.dc.relation.ispartof: Marketing & Tourism Review
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