Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47159
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dc.creatorAna Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorFernanda Aranha Marquespt_BR
dc.creatorAnalice Beatriz Silva dos Santos Soarespt_BR
dc.creatorBeatriz Alves Velosopt_BR
dc.creatorJúlia Melo Françapt_BR
dc.creatorLarissa Victoria Oliveira da Silvapt_BR
dc.creatorLuiz Gustavo Hoffman Fernandespt_BR
dc.creatorVitória Kelly de Souza Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T21:41:04Z-
dc.date.available2022-11-10T21:41:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage319pt_BR
dc.citation.epage327pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869339pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47159-
dc.description.resumoA sala sensorial é um ambiente acolhedor e favorável, onde são oferecidas atividades aliadas a luzes, sons, cores, texturas e movimentos que produzem sensações que levam a respostas adaptativas, provocando estímulos que possibilitam ao cérebro melhorar sua eficiência e funcionamento em maior amplitude. Percebendo que a escola do Centro Pedagógico pertencente à Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, a cada ano que passa, através de edital com vagas de ampla concorrência e de vagas reservadas para crianças com deficiência, recebe estudantes com Necessidades Especiais Educacionais (NEE) – no mínimo três (03), um grupo estudantes do nono ano de escolarização (Terceiro Ciclo de Formação Humana), sob a orientação da estudante do Curso de Ciências Biológicas, Fernanda Aranha Marques, e sob supervisão da Professora Ana Cristina Ribeiro Vaz, durante as atividades da Disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) Clube de Ciências elaboraram um Projeto intitulado Casa Sensorial. Com a execução do referido Projeto, após autorização da direção da Escola, os estudantes esperam uma maneira de aproveitar um espaço pouco utilizado pela maioria dos estudantes do CP/EBAP/UFMG, planejando criar uma sala com materiais confeccionados, na medida do possível, por eles mesmos durante as aulas do GTD, na expectativa de que tal ambiente irá ajudar não somente a estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), mas todos os educandos do Primeiro Ciclo de Formação Humana, a desenvolverem seus sentidos e habilidades que em uma sala comum a todos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectCasa sensorialpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectAtividades interativaspt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherCrianças com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem perceptivapt_BR
dc.titleProjeto casa sensorialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2560-1091pt_BR
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